Web3 permite levar vendas ao metaverso
Vendas no metaverso: Existem showrooms virtuais no metaverso, eles estão disponíveis 24 horas por dia, 365 dias por ano. Agora é a hora de embarcar, diz o CEO e cofundador da Bigtincan, David Keane.
A ascensão do metaverso e da Web3 marca um momento emocionante para o futuro da capacitação de vendas. Guarde suas exibições de produtos sem graça e materiais de treinamento estáticos. Diga adeus a portais de vendas desatualizados e sistemas e-learning e treinamentos do passado. Esqueça a abordagem de coaching com métodos “infalíveis” do seu antigo manual de capacitação de vendas. A evolução da inovação digital está abrindo uma ampla gama de possibilidades revolucionárias para as organizações de vendas capitalizarem.
- Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
A Forbes e o JPMorgan prevêem que o metaverso surgirá nos principais setores de vendas nos próximos anos, criando um potencial de lucro anual de US$ 1 trilhão. E, de acordo com um relatório recente da KPMG, quase dois terços dos consumidores já estão familiarizados com o metaverso e prontos para usá-lo para se envolver e interagir com as marcas.
Com a natureza das interações comprador-vendedor cada vez mais digitais, a experiência de compra do futuro existirá dentro do metaverso. Em resposta, os vendedores B2B precisam das ferramentas e treinamento corretos de capacitação de vendas para envolver proativamente os clientes em potencial em ambientes virtuais.
É aqui que as tecnologias Web3 de nível empresarial servirão a um propósito fundamental – permitindo que os vendedores ofereçam experiências de compra virtual imersivas e personalizadas que levam a decisões de compra inteligentes e fidelidade à marca.
O básico por trás do metaverso e da Web3
O hype generalizado em torno do metaverso o transformou em um fenômeno confuso, mas o conceito por trás dele do ponto de vista da capacitação de vendas é surpreendentemente simplista. Uma maneira precisa de descrevê-lo é como um ecossistema virtual contínuo onde marcas e clientes podem interagir aproveitando as tecnologias de realidade estendida (XR) da Web 3, como:
- Realidade Virtual (RV): Um ambiente digital imersivo e totalmente renderizado que substitui um ambiente da vida real
- Realidade Aumentada (RA): Uma experiência interativa sobrepondo conteúdo digitalmente aprimorado em ambientes da vida real
- Realidade Mista (RM): Uma mistura perfeita de AR e VR em que ambientes físicos e virtuais coexistem em tempo real
Nos próximos cinco anos, o Gartner prevê que 1 em cada 4 pessoas passará pelo menos uma hora no metaverso todos os dias para trabalho, compras, educação e entretenimento. Além disso, 30% das empresas globais também terão produtos e serviços prontos para o metaverso. As organizações que forem as primeiras a perceber o potencial do XR na capacitação de vendas hoje serão as primeiras a colher seus benefícios amanhã.
Vendas no metaverso: Web 3 para engajamento de consumidor virtual imersivo
Ao integrar o uso de tecnologias XR no conteúdo de vendas voltado para o cliente, os vendedores podem envolver os consumidores de forma interativa para um nível mais profundo de compreensão. Em vez de conteúdo de vendas tradicional e demonstrações de produtos que não informam construtivamente os consumidores, a tecnologia XR dá vida aos produtos por meio de modelos 3D e telas virtuais imersivas que promovem o aprendizado multissensorial.
Com showrooms virtuais orientados por IA, por exemplo, os vendedores podem aproveitar AR e VR para criar, gerenciar e exibir conteúdo de vendas imersivo permitindo que os consumidores interajam com o produto como se estivesse bem na frente deles.
Como existem showrooms virtuais no Metaverse, eles estão disponíveis 24 horas por dia, 365 dias por ano – permitindo que os consumidores aprendam em seu próprio ritmo quando for o momento certo para eles. Os níveis incomparáveis de personalização e envolvimento imersivo em todos os pontos de contato da jornada do consumidor ajudam a simplificar decisões de compra complexas.
Vendas no Metaverso: Treinamento e Coaching Virtual Personalizado
Em um campo semelhante, as tecnologias da Web 3.0 podem capacitar as organizações a desenvolver equipes de vendas virtuais prontas para o consumidor por meio de treinamento interativo integrado a uma plataforma de capacitação de vendas. O conteúdo 3D com tecnologia de RM replica essencialmente as interações do consumidor que os representantes de vendas experimentarão no metaverso, permitindo que eles pratiquem técnicas e táticas de comunicação que ajudam a promover um envolvimento positivo do consumidor.
Cada simulação é adaptada ao vendedor individual e rastreada em tempo real usando análise de voz orientada por IA que mede seu desempenho. Em seguida, os gerentes podem aproveitar os insights automatizados para fornecer treinamento personalizado para otimizar o desenvolvimento profissional.
Desde o envolvimento de compradores com exibições virtuais de produtos até o treinamento de vendedores com conteúdo de treinamento interativo, as ferramentas XR de nível empresarial devem ser consideradas essenciais para sua plataforma de capacitação de vendas. O metaverso já está no horizonte. Certifique-se de que sua empresa está pronta para capitalizar sobre isso.
Sobre o autor
David Keane atua como CEO e cofundador da Bigtincan – líder global em automação de capacitação de vendas. Com mais de 20 anos de experiência em tecnologia B2B e B2C, Keane tem a missão de ajudar marcas globais a moldar a experiência de compra do futuro por meio de soluções de capacitação de vendas com inteligência artificial.
Sua visão e liderança guiaram a Bigtincan em sua ascensão meteórica de startup em 2010 a líder de mercado de capital aberto, ultrapassando US$ 100 milhões em receita em 2021. Antes da Bigtincan, Keane fundou a Quadtel Asia em Cingapura e a Veritel Wireless na Austrália e já havia executado operações intencionais para a startup digital Kgrind.com, crescendo e gerenciando seus negócios em três continentes. Nascido na Austrália, Keane obteve seu diploma de bacharel em economia pela Australian National University e um mestrado em administração pela Macquarie University.
O artigo Web3 permite levar vendas ao metaverso foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.