Staking e interoperabilidade geram alta de 107%. Waves gira em torno da Defi.

O foco na interoperabilidade e na implantação permitiu à Waves virar a maré com uma alta de 107% que durou um mês.

A primeira metade de 2020 foi bastante tumultuada para a Waves (WAVES), pois o altcoin teve um desempenho inferior ao do Ether (ETH) em 36%.

Cotação do par WAVES/ETH. Fontes: Digital Assets Data

Embora já tenha sido uma das 20 maiores criptomoedas por um breve período em dezembro de 2018, o projeto de prova de aposta criado pelo físico russo Alexander Ivanov em 2016 parecia ter perdido sua força.

O sucesso da plataforma foi inicialmente baseado em seu aplicativo móvel projetado para otimizar a experiência do usuário no uso de aplicativos descentralizados (dApps). O blockchain Waves combina governança on-chain com computação baseada em blockchain, mas ao contrário do Ethereum, ele oferece taxas fixas

Isso significa que não há taxas de processamento variáveis para mineiradores e validadores. A rede também tem sua própria linguagem de programação de contrato inteligente, chamada Ride. Apesar de não ser Turing completo como o Solidity mais complexo usado por Ethereum, Ride ainda oferece verificação formal.

Até o momento, vários aplicativos foram escritos, incluindo Descentralized Exchanges (DEX), marketplaces, empréstimo p2p, aplicativos de jogos e instalações de custódia. Semelhante ao Metamask da Ethereum, o Waves Keeper é um plug-in de navegador que permite aos usuários interagir com o ecossistema Waves, incluindo sites e dApps.

Além desses aplicativos, o projeto também possui sua exchange, que oferece suporte à trade de criptomoedas em criptomoedas e fiat trading. Semelhante a grandes exchanges como Coinbase e Binance, Waves Exchange também pode ser acessado por meio de aplicativos Android e iOS.

Screenshot da Waves Exchange. Fonte: waves.exchange

Após um longo período de hibernação, o preço do token ganhou impulso em agosto. Isso ocorreu ao mesmo tempo em que o stablecoin algorítmico Neutrino dollar (USDN) rodando no blockchain Waves ganhou portabilidade para a rede Ethereum.

Uma semana depois, em 12 de agosto, a Waves anunciou seu Malibu v1.2 Mainnet após 11 meses de desenvolvimento. Além do aumento da segurança da rede usando verifiable random functions (VRF), a atualização encerrou o cenário em que transações complexas falhavam que não pagavam taxas. Entre uma nova linguagem de programação Ride v4, tornou a rede mais robusta e resistente a DDos.

Em 17 de agosto, o dólar Neutrino (USDN) atingiu US$50 milhões em Valor Total Bloqueado (TVL), tornando-se o maior projeto DeFi fora do ecossistema Ethereum.

Um período um pouco mais calmo fez com que o preço do WAVES caísse 28% em termos de Ether depois de agosto, mas a maré começou a mudar depois que sua portabilidade ERC-20 foi anunciada em 22 de outubro. Esta nova versão tokenizada forneceu acesso a um conjunto mais amplo de Protocolos dApps e DeFi.

 

Desenvolvimentos recentes restauraram o momentum de alta para WAVES

Em 19 de novembro, OKExChain anunciou uma parceria com o protocolo Waves para construir aplicativos descentralizados e ferramentas amigáveis ao desenvolvedor. Conforme afirmado anteriormente pelo Cointelegraph:

“O protocolo Waves ‘Gravity permitirá que o OKExChain conecte e transfira ativos em várias blockchains. Os ativos no ecossistema Waves podem ser usados em trocas descentralizadas construídas com OKExChain.”

Mais recentemente, o projeto Stablecoin algorítmico da Waves Neutrino lançou o staking para seu token de governança. Os contratos inteligentes leiloam tokens NSBT em troca de WAVES de maneira semelhante ao leilão “flop” usado pela MakerDAO após a Black Thursday.

Preço WAVES/USD vs. volume de Tweets . Fonte: TheTie

Observe como a maioria do volume de tweets relacionados ao Waves coincide com os picos de preços. Isso pode ter sido causado por vários anúncios de desenvolvimento ou simplesmente devido ao entusiasmo dos traders com a alta do preço.

Sempre há a possibilidade de que, se a tendência atual continuar, o movimento favorável do preço pode desaparecer, a menos que o projeto continue a ser entregue nos meses seguintes.

Quando os investidores se acostumam com as atualizações semanais ou mensais, é natural que o preço fique estagnado, como mostrou o período setembro-outubro. Enquanto o ecossistema e o uso do Waves continuarem crescendo, a história mostra que os investidores não devem se preocupar tanto com o preço.

As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as visões do Cointelegraph. Todo movimento de investimento e negociação envolve risco. Você deve conduzir sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.

Leia mais:

Você pode gostar...