Cuidado Ripple! SWIFT diz que sua remessa mais rápida já está em 13 segundos
A SWIFT afirma que realizou um teste bem sucedido de transferências transfronteiriças instantâneas na Ásia.
A Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (SWIFT) anunciou um teste bem-sucedido de transferências transfronteiriças instantâneas na Ásia em um comunicado de imprensa publicado em 18 de julho.
De acordo com o comunicado, o teste realizou pagamentos instantâneos entre 17 bancos localizados na Austrália, China, Canadá, Luxemburgo, Holanda, Cingapura e Tailândia, levando até 25 segundos, sendo que o mais rápido levou 13 segundos.
Os testes envolveram a comunicação entre a plataforma de pagamento instantâneo Global Payments Innovation (GPI) da SWIFT e a solução de pagamentos instantâneos domésticos de Cingapura, a FAST.
A SWIFT também explica que o seu sistema instantâneo GPI utiliza a infraestrutura de pagamentos existente, o que se espera que resulte em menores custos de adoção para as instituições interessadas. O diretor de operações bancárias da empresa, Harry Newman, comentou:
“A SWIFT prevê que os pagamentos transfronteiriços se tornarão tão convenientes quanto as transações domésticas e o teste bem-sucedido em múltiplos corredores entre a Europa e a América do Norte para a Ásia-Pacífico confirma o importante papel que a GPI Instant exercerá.”
Como o Cointelegraph informou em junho, a SWIFT permitirá que empresas de tecnologia de ledger distribuído usem sua plataforma GPI.
Mais recentemente – na semana passada – foi divulgada a notícia de que o Bank of America solicitou uma patente para um sistema de liquidação citando o ledger do Ripple, de acordo com um registro no Google Patents. Notavelmente, os sistemas baseados em Ripple que competem com a SWIFT normalmente conseguem concluir uma transação entre 5 e 7 segundos, de acordo com uma resposta no Quora dada pelo CTO da Ripple, David Schwartz.