Teoria investigada a fundo: O próprio Satoshi Nakamoto teria sido o primeiro a responder ao white paper do Bitcoin?

Gerald Votta, da Quantum Economics, tem uma teoria sobre a verdadeira identidade do criador do Bitcoin Satoshi Nakamoto: o autor da primeira resposta ao próprio White Paper.

Desde que Satoshi Natamoto, o inventor anônimo do Bitcoin, desapareceu em 2011, não faltaram teorias sobre sua identidade.

Hal Finney, Dorian Satoshi Nakamoto, Nick Szabo e Craig Wright foram todos citados como possíveis candidatos (mesmo que o próprio CSW seja a principal pessoa que defende essa última teoria).

Agora, depois de meses de pesquisa, o diretor de Gamefi Research da Quantum Economics, Gerald Votta, acha que encontrou a resposta para a verdadeira identidade de Satoshi – o canadense James A. Donald. Em um novo artigo de pesquisa de 17 de novembro, Votta delineou evidências circunstanciais intrigantes que ele acredita que comprovam o elo.

Donald foi a primeira pessoa a comentar sobre o White Paper do Bitcoin em 2008, o que despertou o interesse de Votta. Votta escreveu que o momento “quase instantâneo” era “muito suspeito” e o levou a “olhar mais a fundo em sua vida [de Donald]”.

Ele explicou ao Cointelegraph:

“Se você olhar para o intervalo de tempo, Donald comenta alguns minutos depois que o White Paper do Bitcoin é publicado e faz uma pergunta muito específica a Satoshi – como você poderia ler o White Paper, analisá-lo e apresentar essa incrível questão de escala em três minutos? É quase impossível.”

Votta escreveu que Donald também atende a todos os requisitos (para ser o criador do Bitcoin): “Donald não só tinha um conhecimento avançado de computadores, programação e criptografia, como também era versado em economia, história e direito. No entanto, foram suas próprias palavras que me ajudaram a conectá-lo a Satoshi Nakamoto. “

Esta não é a primeira vez que a teoria surge. Em 2014, um post do usuário Bruno Kucinskas em um fórum de Bitcoin também apontou para a mesma evidência sobre a resposta rápida que gerou um debate. Um usuário argumentou que o timestamp varia entre os diferentes arquivos, e outro sugeriu que os fusos horários eram diferentes daqueles propostos, o que colocaria em dúvida o intervalo de tempo entre a postagem e a resposta.

Também existe a possibilidade de que Satoshi e Donald falaram em particular antes de postar a pergunta e a resposta publicamente. Votta disse ao Cointelegraph que leu todos esses contra-argumentos, mas que suas evidências “falam por si mesmas”. Ele observou que o site do projeto Crypto Kong de Donald por si só “é literalmente a encarnação do Bitcoin”.

A pesquisa de Votta mergulhou no Crypto Kong, um programa de software que usa criptografia de curva elíptica para assinar documentos eletronicamente. “Este programa específico é assustadoramente familiar com a base fundamental do Bitcoin”, escreveu ele, com a postagem no blog de Votta investigando as semelhanças entre as informações do site e o White Paper.

site echeque contém detalhes sobre o Crypto Kong e “echeque.com” era o domínio do e-mail de Donald “james@echeque.com”. Donald enviou um e-mail a Satoshi deste endereço em pelo menos uma ocasião, disse Votta.

Somando-se as evidências, na página principal do Crypto Kong do site echeque, há um exemplo minimizado de Kong no lado direito da tela, com uma assinatura digital que coincide com a enviada a Satoshi Nakamoto até o trigésimo quarto caractere.

Então, por que Satoshi conversaria consigo mesmo em dois endereços diferentes se ele era, na verdade, Donald? Na opinião de Votta, essa tática foi uma manobra para “manter o anonimato e despertar uma visão contrária sobre o Bitcoin”.

Ele também apóia sua afirmação com evidências reunidas pela análise da linguagem escrita que Satoshi empregou. “As comunicações [de Donald] continham uma linguagem que me fez pensar em Satoshi”, escreveu ele.

Ele afirma que o “excelente domínio de Satoshi não apenas da língua inglesa, mas também do inglês da América do Norte” significa que ele provavelmente nasceu, cresceu ou estudou nos EUA, no Reino Unido ou em uma ex-colônia britânica.

Por exemplo, Satoshi usa a palavra “Chancellor” (chanceler) e a grafia britânica da palavra “favorecer” (favour).

Da mesma forma, ele foi capaz de conectar Satoshi a Donald por meio do uso peculiar da palavra “Chaumian“. Donald usou a palavra em uma resposta por e-mail sobre patentes da Digicash em 3 de agosto de 2003, e Satoshi também a usou em uma resposta por e-mail em 11 de fevereiro de 2009.

“Com isso, o mistério foi resolvido. A probabilidade de dois indivíduos terem essas mesmas credenciais, um claro domínio da língua e da cultura norte-americana e compartilhar quase o mesmo White Paper é astronomicamente baixa”, disse Votta.

O fundador da Quantum Economics, Mati Greenspan, disse que Gerard vinha trabalhando na pesquisa há meses, junto com o vice-presidente de conteúdo Charles Bovaird, que “garantiu práticas de pesquisa adequadas e fornecimento de informações”.

A reação desde a publicação do post foi “notável”, disse ele.

“É de longe uma das nossas pesquisas mais populares até hoje e ainda estamos recebendo feedback incrível de veteranos da indústria.”

LEIA MAIS: 

Você pode gostar...