Warren Buffett estava errado sobre um portfólio de Bitcoin ‘veneno de rato’, mostram dados

Warren Buffett não é um grande fã de Bitcoin, e esta posição custou à sua carteira de investimentos um ganho potencial de pelo menos 320.000%.

O lendário investidor Warren Buffett não vê valor no Bitcoin (BTC), chamando-o infamemente de “veneno de rato ao quadrado“. No entanto, dados mostram que adicionar Bitcoin a um chamado “portfólio de veneno de rato”, um portfólio igualmente ponderado de ações da Berkshire Hathaway, Microsoft, JPMorgan e BlackRock, teria produzido retornos muito melhores para o Oráculo de Omaha.

 

“Portfólio de veneno de rato” com Bitcoin tem melhor desempenho

Desde 2014, alocar apenas 2,5% de Bitcoin anualmente no portfólio de veneno de rato aumenta os retornos em quase 20% com riscos reduzidos, de acordo com o analista de mercado independente Alpha Zeta. Por enquanto, os retornos do portfólio estão em torno de 16%.

Portfólio de veneno de rato com alocações de Bitcoin. Fonte: Alpha Zeta

Apesar da notória volatilidade de preço do Bitcoin, a Alpha Zeta observou que a correlação do BTC com as ações da Berkshire Hathaway, Microsoft, JP Morgan e BlackRock é muito baixa.

Correlação entre Bitcoin e ações da Berkshire Hathaway, Microsoft, JP Morgan e BlackRock desde 2014. Fonte: Alpha Zeta

Por exemplo, durante o mercado urso de 2021-2023, alocar Bitcoin no portfólio de veneno de rato poderia ter compensado as perdas em cerca de 10%.

Redução do portfólio de veneno de rato, incluindo a alocação de 2,5% de Bitcoin. Fonte: Alpha Zeta

Em outras palavras, o BTC geralmente compensa as perdas impostas por movimentos negativos nas ações mencionadas. Portanto, alocar uma pequena parcela de Bitcoin no portfólio de veneno de rato provou ser uma estratégia de hedge razoável para compensar possíveis retornos negativos.

 

Bitcoin superou a Berkshire Hathaway em 320.000%

Os defensores do Bitcoin o projetaram como uma alternativa aos ativos tradicionais de segurança, como o ouro, devido à escassez que vem com seu suprimento fixo de 21 milhões de BTC e inflação decrescente ao longo do tempo.

Isso atraiu muitas pessoas a comprar Bitcoin como forma de compensar a desvalorização do dinheiro fiduciário e a impressão excessiva de dinheiro pelos bancos centrais de todo o mundo. Por exemplo, o número de endereços de Bitcoin não nulos cresceu de cerca de 2.500 em 2009 para mais de 45 milhões em 2023, de acordo com a Glassnode.

Número de endereços Bitcoin não nulos desde 2009. Fonte: Glassnode

No entanto, Buffett disse recentemente que o Bitcoin é uma ficha de cassino, observando que “não tem valor intrínseco […], mas isso não impede as pessoas de quererem jogar na roleta.”

No entanto, o investidor veterano continua a ter exposição no mercado de criptomoedas em geral por meio de seus investimentos populares, como o Nubank, que oferece serviços relacionados a criptomoedas na América Latina.

  • Relacionado: Analista financeiro concorda que o Bitcoin pode

Em abril de 2023, o Bitcoin caiu quase 60% de seu recorde de US$ 69.000 em novembro de 2021, mas subiu 100% desde o início deste ano.

Desde o seu lançamento em janeiro de 2009, o Bitcoin superou o portfólio da Berkshire Hathaway em mais de 320.000%.

Este artigo não contém conselhos ou recomendações de investimento. Todo investimento e movimentação de negociação envolve risco, e os leitores devem realizar suas próprias pesquisas ao tomar uma decisão.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...