Walmart vai rastrear alimentos via blockchain na China

O Walmart China, subsidiária da gigante americana de varejo, lançou sua ‘Plataforma Blockchain de Rastreabilidade’ por meio de uma parceria com a VeChain, detentora da criptomoeda VET. O anúncio foi feito na terça-feira (25), em Pequim, durante uma conferência sobre sistemas de rastreamento.

De acordo com o comunicado de imprensa, também fazem parte do projeto as empresas China Chain-Store & Franchise Association (CCFA), PwC e Inner Mongolia Kerchin. Segundo a nota, a nova plataforma já possui 23 linhas de produtos testadas.

Contudo, a Plataforma deve receber mais 100 linhas de produtos até o final do ano, abrangendo mais de 10 categorias de produtos. Serão incluídas informações de carnes, arroz, cogumelos, óleo de cozinha, entre outros produtos, diz empresa.

O objetivo do Walmart China, porém, é rastrear todos os produtos de carne in natura, pois eles são responsáveis ​​por 50% de suas vendas totais na categoria.

Além disso, a subsidiária espera que os produtos rastreados por blockchain sejam responsáveis ​​por 40% das vendas totais de legumes e 12,5% das vendas de frutos do mar.

Blockchain garante procedência

A blockchain permite o rastreamento de cadeias de fornecimentos de vários setores. Um dos mais estudados para implantação da tecnologia é o setor de alimentos.

No caso do Walmart China, ao analisar os produtos com um smartphone, os clientes vão poder acessar informações detalhadas, como a origem e a rota dos produtos até o supermercado, bem como relatórios de inspeção.

“Acreditamos que a Plataforma Blockchain de Rastreabilidade do Walmart será um excelente exemplo da tecnologia blockchain aplicada ao setor de varejo, ajudando a melhorar a segurança alimentar e fornecendo uma forte garantia para construir a confiança do consumidor”, disse Elton Yeung , líder em estratégia e inovação na PwC.

Kevin Feng, executivo chefe de operações da VeChain, também comentou:

“A VeChain trabalhará com o Walmart China para atender às normas do governo, utilizando tecnologia para promover a rastreabilidade de alimentos frescos e fornecer soluções inovadoras para a plataforma de rastreabilidade por meio de tecnologia digital, de modo a gerar mais transparência, segurança e melhor experiência de consumo”.


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