Volatility Shares Trust visa listar ETF de futuros alavancados de Bitcoin

A estreia de ações para o veículo de investimento Bitcoin está potencialmente marcada para 27 de junho, mas a SEC dos EUA tem um padrão de negar muitas aplicações de ETF vinculados a cripto.

A empresa por trás da oferta de fundos negociados em bolsa (ETFs) vinculados a criptomoedas e outros, registrou na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) para listar ações de um ETF de futuros alavancados de Bitcoin.

A Volatility Shares Trust apresentou o Formulário 8-A à SEC em 23 de junho, sugerindo que a empresa estava se preparando para lançar um veículo de investimento que o regulador poderia considerar uma classe de valores mobiliários sob sua supervisão. A declaração de registro listou o “2x Bitcoin Strategy ETF” da Volatility Shares sob o símbolo de ticker BITX, que ofereceria exposição alavancada ao Bitcoin (BTC) correspondente a duas vezes o desempenho diário do Índice S&P CME Bitcoin Futures Daily Roll.

O 2x bitcoin ETF $BITX entrou em vigor, com lançamento programado para terça-feira. Eu duvidava que isso iria acontecer, mas parece que é oficial. Isso poderia ser um sinal precoce de alívio da SEC? Após o lançamento de $BITO, acredito que eles retiraram os arquivadores 2x anteriores pic.twitter.com/XXxSt9xypu

— Eric Balchunas (@EricBalchunas) 23 de junho de 2023

No momento da publicação, a SEC não havia explicitamente negado o pedido da Volatility Shares para o veículo de investimento em criptomoeda – um ETF de futuros de BTC alavancado seria o primeiro de seu tipo nos Estados Unidos. O site da Volatility Shares Trust afirmou que planejava começar a negociar em 27 de junho, mas acrescentou que a declaração de registro “ainda não entrou em vigor”.

Uma apresentação separada do Formulário N-1A da SEC para listar ações do ETF de futuros alavancados de Bitcoin na CBOE BZX Exchange afirmou que nem a SEC nem a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA “aprovaram ou reprovaram esses valores mobiliários ou se manifestaram sobre a precisão ou adequação deste prospecto”. A SEC tem um padrão de negar muitas solicitações de ETF vinculadas a criptomoedas.

“Não podemos comentar sobre o que a SEC pode ou não fazer”, disse um porta-voz da Volatility Shares ao Cointelegraph. “O que podemos dizer é que a declaração de registro agora está em vigor e, de acordo com os regulamentos da SEC, estamos planejando listar o BITX para negociação.”

Enquanto o regulador financeiro dos EUA não aprovou nenhum ETF à vista de criptomoeda, ele começou a permitir ETFs vinculados aos futuros de BTC a partir de 2021, incluindo aqueles da Valkyrie e ProShares. Em maio e junho, respectivamente, Valkyrie solicitou à SEC para listar seu próprio ETF de futuros alavancados de Bitcoin, bem como um ETF à vista de BTC.

O registro ocorreu em meio à SEC estar envolvida em processos contra as exchanges de criptomoedas Binance e Coinbase por supostas ofertas não registradas de valores mobiliários. Alguns legisladores dos EUA pediram a remoção do presidente da SEC, Gary Gensler, e sua percebida abordagem de “regulação por meio de imposição” para empresas de criptomoedas e outras.

Atualização (23 de junho às 21:14 UTC): Este artigo foi atualizado para incluir uma declaração da Volatility Shares Trust.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...