Vivek Ramaswamy revela plataforma de política cripto criticando sanções a mixers

O candidato republicano afirmou que os mixers são protegidos pela Primeira Emenda da Constituição dos EUA.

O candidato presidencial republicano dos EUA, Vivek Ramaswamy, revelou um quadro de políticas cripto em 16 de novembro na Cúpula Blockchain da América do Norte (NABS) em Fort Worth, Texas.

Chamado de “As Três Liberdades de Cripto”, o quadro afirma que os desenvolvedores de código de contratos inteligentes não devem ser responsabilizados pelas ações de pessoas que usam o código. 

No documento, Ramaswamy prometeu “direcionar promotores governamentais para processar os malfeitores, não o código que eles usam e nem os desenvolvedores que escrevem esse código”, se eleito presidente. Em um discurso acompanhante, Ramaswamy visou especificamente as sanções contra o misturador de cripto Tornado Cash, declarando “o caso contra as pessoas do Tornado Cash, por exemplo… você não pode ir atrás dos desenvolvedores do código.”

No documento, Ramaswamy também prometeu fornecer clareza regulatória que dá às novas criptomoedas isenções de “porto seguro” das leis de valores mobiliários por um período de tempo após serem lançadas e impedir que qualquer agência federal crie regras que limitem o uso de carteiras auto-hospedadas.

Tornado Cash e outros misturadores de cripto permitem que os usuários depositem cripto e a enviem para um endereço diferente daquele que depositaram. Mas, no processo, ela é misturada com a cripto de outros usuários. Isso efetivamente obscurece a identidade da pessoa que recebe os fundos.

Em agosto de 2022, o Tornado Cash foi sancionado pelo governo dos EUA sob a alegação de que estava sendo usado para facilitar a lavagem de dinheiro. Críticos desta decisão há muito argumentam que sancionar o Tornado Cash violava a liberdade de expressão, pois se aplicava ao próprio código, em vez de a uma pessoa ou grupo de pessoas operando uma empresa.

Em seu discurso, Ramaswamy concordou com os críticos, alegando que as sanções contra os misturadores violam a Primeira Emenda, declarando:

“Acredito que o código é uma forma de expressão e é protegido pela Primeira Emenda. Então, quando você pega um exemplo, como o caso contra as pessoas do Tornado Cash, por exemplo, deixe de lado os detalhes de se o que foi feito está certo ou errado. Você não pode ir atrás dos desenvolvedores do código. O que você realmente precisa implementar é ir atrás de atores individuais ruins que estão quebrando as leis que já existem.”

De acordo com a RealClearPolitics, as últimas pesquisas primárias presidenciais republicanas para New Hampshire mostram Ramaswamy em terceiro ou quarto lugar, atrás de Donald Trump, Nikki Haley e possivelmente Ron DeSantis, dependendo da pesquisa consultada. Atualmente, ele está recebendo entre 0% e 8% dos votos republicanos, de acordo com essas pesquisas de 16 de novembro. Ramaswamy anunciou em 21 de maio que aceitaria doações de campanha em Bitcoin.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...