Vitalik: plano de Elon Musk para escalonamento do DOGE em 10x é “fundamentalmente falho”

As afirmações de Elon Musk sobre a superioridade do Dogecoin geraram uma discussão sobre dimensionamento com cofundador da Ethereum.

O co-fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, postou um longo artigo sobre os limites da escalabilidade da blockchain, criticando as afirmações feitas pelo CEO da Tesla, Elon Musk.

O artigo, publicado no blog pessoal de Buterin no domingo, enfatiza o trade-off entre descentralização e escalabilidade na arquitetura de redes blockchain. O artigo vem em resposta ao tuíte de Elon Musk de 15 de maio afirmando que a Dogecoin emergirá como a rede líder se fizer uma atualização e aumentar o tamanho do bloco em 900%:

“Idealmente, Doge aceleraria o tempo entre blocos em 10X, aumenta o tamanho do bloco em 10X e diminui a taxa em 100X. Em seguida, a moeda ganharia com facilidade.”

Buterin desafiou a proposta de Musk, enfatizando o desafio de buscar alcançar um aumento acentuado na escalabilidade e rendimento “sem levar à centralização extrema e comprometer propriedades fundamentais que fazem de um blockchain o que ele é”.

Buterin enfatizou a necessidade de descentralização para eliminar o risco de uma rede ter um único ponto de falha e as proteções que uma rede amplamente distribuída possui contra ataques coordenados. Ele acrescentou que a descentralização não pode ser alcançada sem que os usuários regulares possam rodar nós livremente.

“Para que uma blockchain seja descentralizada, é crucial que os usuários regulares sejam capazes de executar um nó e ter uma cultura em que executar nós seja uma atividade comum.”

Buterin também afirmou que o sharding, fragmentação da rede, pode facilitar uma escalabilidade comparável à oferecida por muitas cadeias centralizadas. Com base no estado atual da rede Ethereum, Buterin prevê que um Ethereum fragmentado poderia “provavelmente processar um milhão de transações por segundo com a segurança total de uma blockchain”.

“Mas vai dar trabalho fazer isso sem sacrificar a descentralização que torna os blockchains tão valiosos”, acrescentou.

Em março, o co-fundador do Ethereum sugeriu que os rollups fossem implantados no Ethereum antes de que o sistema de sharding aportarem com o Ethereum 2.0.

ATUALIZAÇÃO: Elon Musk respondeu a Buterin por meio de um comentário sobre este artigo no Twitter. O tuíte está embutido abaixo.

LEIA MAIS

Você pode gostar...