Segundo Vitalik, ‘Criptomoedas estão em uma bolha’ e Bitcoin poderá ‘ficar para trás’ devido ao desempenho energético

Vitalik Buterin acredita que as criptomoedas estão em uma bolha, mas não tem uma previsão de quando ela estourará e ele acredita que há uma “possibilidade” do Ethereum ultrapassar o Bitcoin no futuro.

O fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, acredita que as criptomoedas estão em uma bolha e que o debate sobre a energia em torno da mineração de Bitcoin exige que abrace a mudança tecnológica.

Buterin falou com a CNN na terça-feira, e observou que “Tivemos pelo menos três dessas grandes bolhas de criptomoedas até agora”, e acrescentou que já poderia ter terminado, ou poderia terminar daqui a meses.

O ‘garoto’ de 27 anos não comentou se o recente crash que baixou o preço do Bitcoin para cerca de US$ 30.000 era um indicador do fim da bolha de criptomoedas, mas disse:

“Muitas vezes, o motivo pelo qual as bolhas acabam parando é porque acontece algum evento que apenas deixa claro que a tecnologia ainda não está pronta.”

Um fator que impactou a onda de preços do Bitcoin foi o anúncio de Elon Musk de suas preocupações com o uso de energia pela infraestrutura do Bitcoin. Philip Gradwell, Economista-chefe da Chainalysis, disse que outros compradores institucionais também podem ter preocupações sobre o “impacto ambiental, casos de uso, atividade ilícita e regulamentação da criptomoedas“.

Bitcoin pode ficar para trás

Buterin disse à CNN que as preocupações com a energia sobre a mineração de Prova de Trabalho do Bitcoin são justificadas.

“O consumo de recursos é definitivamente enorme. Não é o tipo de coisa que vai quebrar o mundo por si só, mas é definitivamente uma desvantagem significativa.”

Ethereum está em processo de mudança de PoW para uma Prova de Participação, ou algoritmo de consenso PoS, por meio da próxima transição para ETH 2.0. Isso diminuirá drasticamente o consumo de energia do Ethereum, com a Nimbus estimando que o PoS será até 99% mais eficiente em termos de energia. Buterin enfatizou a importância da transição, nada que:

“Passaremos do consumo da energia que um país de médio porte consome para o consumo de uma aldeia.”

Buterin acrescentou que o consumo de energia da mineração de Bitcoin e o hardware necessário aumentariam as solicitações da comunidade para mudar para PoS ou mesmo para um híbrido.

“Se o Bitcoin mantiver sua tecnologia exatamente como é hoje, há um grande risco de que ele seja deixado para trás”

Embora essa ligação seja, sem dúvida, controversa, os Bitcoiners podem receber bem a avaliação de Buterin sobre as travessuras de Musk no Twitter. Ele observou que este é um fenômeno relativamente novo no espaço cripto, e a influência de Musk diminuirá com o tempo. “Acho que é razoável esperar um pouco de loucura”, disse ele. “Mas acho que os mercados aprenderão. Elon não terá essa influência para sempre”.

LEIA MAIS

Você pode gostar...