Vitalik Buterin: espaço cripto, blockchain não vai crescer mais de 1.000 vezes
Em entrevista à Bloomberg, Vitalik Buterin afirmou que a indústria de criptomoedas e blockchain está “chegando perto de um beco sem saída”.
Não há chance de que a criptomoeda e o espaço da blockchain vejam o “crescimento de mil vezes” novamente, afirmou Vitalik Buterin, cofundador da Ethereum (ETH), em entrevista à Bloomberg em 8 de setembro.
Em uma conferência Ethereum e blockchain em Hong Kong, Buterin disse à Bloomberg que o rápido crescimento da indústria de criptos e blockchain está agora atingindo um “teto”, e está se movendo de “apenas pessoas interessadas” para o estágio de “aplicações reais da economia real”.
Buterin explicou que o período de crescimento explosivo na esfera provavelmente está chegando ao fim porque o nível de consciência superficial sobre a indústria cresceu significativamente e é provável que estabilize:
“Se você falar com a pessoa com nível médio de educação, provavelmente já ouviu falar do blockchain pelo menos uma vez. Ainda não há uma oportunidade para mais um crescimento de mil vezes em nada no espaço.”
De acordo com Buterin, a estratégia inicial vista nos últimos seis ou sete anos na comunidade de criptomoedas – baseada em moedas de marketing com o objetivo de adoção generalizada – resultou em preços de crescimento maciço e capitalização de mercado de muitas criptomoedas, mas que agora é chegando perto de atingir um beco sem saída.
Os mercados cripto viram um declínio dramático em termos de capitalização de mercado total de todas as criptomoedas em 2018. Em janeiro, o limite de mercado total de todas as criptomoedas atingiu US $ 828 bilhões. O pico de capitalização total do mercado foi seguido por uma desaceleração gradual – com uma recuperação para cima em maio – que levou ao atual valor de US $ 198,8 bilhões, o ponto mais baixo desde o início de novembro de 2017, segundo a CoinMarketCap.
1-year total market capitalization of all cryptocurrencies chart. Source: CoinMarketCap
No entanto, enquanto os mercados cripto viram um declínio significativo em 2018, os números atuais ainda são muito maiores do que os do início de 2017, quando a capitalização total de mercado girava em torno de US $ 17-20 bilhões e grandes moedas criptográficas como Bitcoin (BTC) e Ethereum foram principalmente negociados abaixo de US $ 1.000 e US $ 12, respectivamente.
A este respeito, “Bitcoin Jesus” Roger Ver recentemente disse Cointelegraph que o recente mercado de urso “se sente como o oposto de um acidente”, uma vez que “BTC é de 58% para o ano passado e 1048% nos últimos dois anos.”
No mercado pessimista, vários especialistas sugeriram cenários diferentes para a dinâmica dos preços de criptografia no final de 2018. No final de agosto, Tom Lee, da Fundstrat, alegou que o BTC “poderia terminar o ano explosivamente mais alto”, citando uma correlação entre ele e os emergentes e prevendo que o preço do Bitcoin poderia chegar a US $ 25.000 este ano.
Em julho, Alexis Ohanian, cofundador do Reddit e da firma de capital de risco Capital Inicial, reiterou sua posição de que Bitcoin e Ethereum serão negociados a US $ 20.000 e US $ 1.500 até o final de 2018, respectivamente.
Também em julho, Julian Hosp, cofundador e presidente da startup cripto TenX afirmou que ele ainda estava “bastante confiante” que o Bitcoin pode atingir US $ 60.000 em 2018.