Vitalik Buterin apresenta 7 possíveis casos de uso de memecoins
Apesar das opiniões divergentes, Vitalik Buterin defendeu as memecoins, argumentando que elas têm casos reais de uso na vida cotidiana, fornecendo sete motivos para apoiar sua posição.
No entanto, um usuário do X questionou a utilidade do setor além do entretenimento e da monetização da atenção.
Memecoins atacadas com base em métricas de casos de uso
O cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, defende a ideia de que as memecoins têm usos práticos na vida cotidiana. Assim, ele contesta uma afirmação ousada de 0xDesigner, um usuário do X (antigo Twitter). Ele argumenta, em tom crítico, que as memecoin não deveriam ser uma narrativa dominante no espaço cripto.
“Eu entendo por que as memecoins podem ter um momento, mas como elas ainda são a narrativa dominante?… não há visões convincentes de como elas se estendem ou melhoram a vida cotidiana”, disse 0xDesiner em um post, acrescentando que ” todos os meus conceitos de design relacionados a memecoins pareceram forçados”.
Em suma, conforme o usuário, as memecoins estão sugando a energia da indústria cripto. O fundador da Unstoppable Domains, Mathew Gould, expandiu a ideia de 0xDesiner, dizendo que as memecoins e as ICOs parecem estar intimamente relacionadas e observando as questões regulatórias.
“Posso imaginar um token de meme ou uma ICO que arrecadou dinheiro para uma marca de moda, uma empresa de mídia, uma causa sem fins lucrativos ou até mesmo uma ideia de startup de longo prazo. A questão é regulatória”, afirmou Gould.
Além disso, outras críticas incluem a visão de que as memecoins são uma distração sem casos reais de uso. Alguns argumentam que a inflação desempenha um papel importante nessa tendência. Pois inúmeras pessoas tem dificuldades em arcar com as despesas cotidianas e acabam apostando nas memecoins na esperança enriquecer rapidamente.
Leia mais: Como identificar e avaliar o potencial de uma memecoin?
7 motivos relevantes de Vitalik Buterin
No entanto, Vitalik Buterin saiu em defesa do setor. Ele listou sete motivos pelos quais acredita que as memecoins agregam valor à vida cotidiana.
- Zk reputação/identidade/credenciais. Comunidades ou espaços on-line podem usar memecoins como uma forma de reputação ou identidade.
- Pagamentos transfronteiriços P2P. As pessoas podem usar memecoins informalmente para pagamentos internacionais, mesmo que não tenham sido projetadas especificamente para esse fim. Isso se aplica a pequenas transações internacionais devido ao seu baixo valor e fácil transferência.
- Social descentralizado. As plataformas sociais descentralizadas poderiam integrar memecoins para recompensar os criadores de conteúdo e incentivar o engajamento. Isso é semelhante a dar gorjetas ou recompensar postagens populares com tokens.
- Mercados de previsão. As pessoas poderiam usar memecoins em mercados de previsão para fazer apostas ou participar de eventos de previsão.
- Privacidade. As memecoins podem incorporar recursos de privacidade para que os usuários façam transações anônimas com proteções de privacidade aprimoradas.
- Aplicativos empresariais via zk validiums. As memecoins poderiam ser integradas aos zk validiums (uma solução de escalabilidade L2) para determinados casos de uso de nicho ou projetos experimentais.
- Zk + votação resistente à censura. Mecanismos de governança ou sistemas de votação dentro das comunidades de memecoins para processos de tomada de decisão, ou para envolver os detentores de moedas na definição da direção do projeto.
Além disso, Buterin recentemente se envolveu com a tendência das memecoins de celebridades. Ele desaprovou a premissa da “financeirização como produto final” que orienta muitos tokens de meme.
“Estou me sentindo bastante insatisfeito com a ‘experimentação de celebridades deste ciclo’ até agora”, observou. “Posso respeitar a ‘financeirização como um meio para atingir um fim’ se o fim for digno – saúde, software de código aberto, arte etc.”
Em retrospecto, Buterin defendeu as memecoins em março, explicando como elas podem criar valor. Ele listou os benefícios sociais das memecoins em meio a críticas, imaginando-as como ferramentas para financiar projetos públicos e apoiar causas.
O artigo Vitalik Buterin apresenta 7 possíveis casos de uso de memecoins foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.