O banco digital brasileiro Alter, antigo Alterbank, anunciou uma parceria com a gigante mundial de cartões e pagamentos Visa.
A ideia é oferecer um sistema de cashback que devolve até 1% do valor da compra em Bitcoin para o usuário do banco digital.
Chamado de Criptoback, segundo a Alter, a ideia surgiu da necessidade dos usuários.
Eles precisam ter um retorno em Bitcoin em qualquer lugar ou estabelecimento e não apenas em lugares parceiros específicos.
Cashback em Bitcoin apoiado pela Visa e adoção em massa
Na alta de 2017 do Bitcoin houve algum flerte de empresas que ofereceriam cartões de crédito com bandeira Visa, dentre outras, mas as negociações não avançaram na maioria das jurisdições.
A partir da alta de 2020, parece que o cenário é outro.
Dessa forma, iniciativas desse tipo podem conduzir mais pessoas a usarem o Bitcoin ou esse tipo de serviço que oferece vantagens em Bitcoin.
Portanto, esse tipo de iniciativa pode ajudar o Bitcoin a atingir cada vez mais rápido uma adoção em massa.
Como funciona o projeto?
De acordo com um comunicado encaminhado à imprensa, o programa oferecerá cashback entre 0,5% e 1% das compras feitas com o cartão Altercard Visa.
O mesmo vale para o cartão físico e para o cartão virtual em transações a partir de R$ 25,00.
Todavia, entre a apuração da compra e o depósito do Bitcoin o prazo é de até 15 dias.
Computado esse prazo, os satoshis referentes ao percentual do valor da compra, com base na cotação em reais do Bitcoin no dia do depósito, e não do dia da compra, caem no saldo cartão e já podem ser utilizados.