Visa fornece mais um cartão cripto em meio ao andamento de acusações antitruste

A crescente desconfiança do regulador dos EUA em relação as empresas de tecnologia não as impede de estender seus serviços à indústria cripto.

À medida que os titãs da tecnologia nos Estados Unidos conquistam cada vez mais uma partes de suas indústrias e além, os reguladores e os governos estão cada vez mais preocupados com seu amplo poder e influência.

Na verdade, Facebook, Twitter e a empresa controladora do Google, Alphabet,  já apareceram anteriormente em uma audiência antitruste do Congresso em julho.

A principal preocupação do governo é que essas empresas usem sua autoridade para sufocar a concorrência e manipular os usuários para manter sua posição de liderança no mercado.

O mais recente de uma série de acusações e investigações antitruste em andamento sobre gigantes corporativos é o que está sendo feito pelo Departamento de Justiça dos EUA contra a Visa. O DOJ disse em comunicado público que estava investigando a aquisição da gigante de pagamentos de serviços financeiros, Plaid.

A declaração acusa a Bain & Company, parceira de gestão e consultoria da Visa, de não cumprir a Demanda de Investigação Civil do departamento e de reter documentos importantes sobre a aquisição. As informações solicitadas à empresa são consideradas necessárias para a capacidade do departamento de analisar se a transação é justa e seu impacto na concorrência existente. O DOJ aparentemente teme que a Visa pudesse ter ido contra as leis antitruste para manter sua concorrência sob controle.

Apesar do fiasco, a gigante dos pagamentos parece estar se espalhando, não apenas no cenário financeiro tradicional, mas também em pagamentos cripto. Os cartões Visa processaram quase US $ 2,2 trilhões em transações no quarto trimestre de 2020, deixando para trás o segundo maior processador de pagamentos, a Mastercard, por uma margem de mais de US $ 1,25 trilhão. Mesmo no espaço cripto, a empresa ganhou bases sólidas e agora é responsável por um dos cartões de criptomo mais poderosos.

Somando-se ao já amplo alcance da Visa no espaço de criptomoedas, a exchange de criptomoedas Coinbase, sediada em San Francisco, anunciou planos para lançar um cartão de débito de criptomoeda com tecnologia Visa nos Estados Unidos. O cartão está disponível no Reino Unido e na União Europeia desde 2019. No início do próximo ano, a Coinbase também começará a entregar seus cartões para pessoas de todos os estados dos EUA, exceto Havaí.

De acordo com a Coinbase, o cartão suportará stablecoins e outras criptomoedas com suporte em sua plataforma. Os usuários poderão fazer pagamentos ou sacar dinheiro usando seus cartões de débito criptografados com Visa em qualquer portal que ofereça suporte a cartões Visa.

Cartões cripto de crédito e débito certamente tornam os pagamentos cripto mais convenientes. E a integração de criptomoedas ao PayPal também é outro grande impulso para a adoção de criptomoedas. No entanto, a expansão dessas empresas ainda mais no espaço de tecnologia financeira pode se tornar uma preocupação para o governo dos EUA. Embora a falha dessas empresas em cumprir as leis antitruste já tenha sido um grande problema para o governo, seu crescimento lento, mas bem-sucedido, no mundo financeiro descentralizado pode ser visto como um problema ainda maior.

O escrutínio regulatório do projeto de criptomoeda do Facebook, Libra, é um exemplo adequado de como o governo é cauteloso contra projetos de criptomoeda privados e centralizados que têm o potencial de atingir uma ampla base de usuários.

LEIA MAIS:

Você pode gostar...