Visa libera pagamentos com criptomoeda USDC nos EUA e menciona ‘demanda em todo o mundo’
A Visa anunciou na manhã desta segunda-feira (29) que começará a liberar transações em USD Coin (USDC) nos Estados Unidos. A informação é da agência Reuters.
Por meio de uma parceria com a plataforma Crypto.com, a Visa diz que passará a liquidar pagamentos em sua rede diretamente em USDC. Dessa forma, a empresa dispensa a necessidade de converter criptomoedas em dinheiro fiduciário, como vinha ocorrendo até então.
A novidade estará disponível, por ora, apenas para o cartão emitido em parceria com a Crypto.com. Até então, o consumidor que utilizasse o cartão já poderia utilizar criptomoedas. Os ativos, no entanto, deveriam passar por um parceiro responsável por liquidar os criptoativos no mercado e repassar os dólares para a Visa.
Com a mudança, esse passo extra deixa de existir e a Visa passa a obter as criptomoedas diretamente, via rede Ethereum. Do ponto de vista do usuário, no entanto, pouco parece mudar, ao menos por enquanto.
A empresa não anunciou se pretende aceitar outros ativos para além do USDC. A novidade funcionará em plano piloto em data ainda não divulgada, e irá se expandir para outros parceiros até o final de 2021. A expectativa é que a novidade também seja disponibilizada no Brasil este ano.
Visa bate de frente com Mastercard na aceitação de criptomoedas
A Visa ainda não revelou quando planeja levar a liquidação de criptomoedas para outros países. A empresa, no entanto, já confirmou que pretende lançar um cartão compatível com criptomoedas no Brasil ainda em 2021.
Além disso, a companhia já inicia a comercialização de sua API para bancos. O sistema pretende conectar o sistema bancário à nuvem da Visa para liquidar criptomoedas, abrindo portas para bancos entrarem no mercado de compra e venda de bitcoin.
A iniciativa não surpreende após declações do CEO global da empresa. Em entrevista recente, Al Kelly disse que a Visa quer abocanhar uma parcela do mercado criado pelas criptomoedas, e aventou a possibilidade de a processadora de pagamentos aceitar também bitcoin, ether e outras moedas digitais.
Cuy Sheffield, chefe da criptomoedas da Visa, disse à Reuters:
Vemos uma demanda crescente de consumidores em todo o mundo para poder acessar, guardar e usar moedas digitais e estamos vendo uma demanda de nossos clientes para poder construir produtos que forneçam esse acesso para os consumidores.
A Visa sai na frente da rival Mastercard, que já havia anunciado que passaria a liquidar pagamentos com stablecoins na sua própria nuvem, mas ainda não lançou uma iniciativa concreta nesse sentido.
O artigo Visa libera pagamentos com criptomoeda USDC nos EUA e menciona ‘demanda em todo o mundo’ foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.