Vírus ladrão de senhas mira Binance, Coinbase, Bitfinex e mais 18 apps de criptomoedas
Pesquisadores descobriram um novo vírus para celulares Android construído para roubar os mais variados tipos de informações do usuário. O BlackRock atinge mais alvos que o EventBot, incluindo Binance, Coinbase e Bitfinex, além de outros 18 exchanges e carteiras de criptomoedas.
Segundo especialistas da firma de segurança ThreatFabric, o malware chamado BlackRock é uma versão modificada do cavalo-de-troia bancário Xerxes. Mas, traz a diferença de mirar uma quantidade bem maior de aplicativos.
Antes focado em apps de banco, o vírus agora tem no alvo um conjunto de 226 apps para roubar senhas do usuário. Além dos 21 apps de cripto, estão serviços famosos como Gmail, Netflix e Uber.
Além disso, ele visa roubar dados de cartões de crédito cadastrados nas mais variadas plataformas, como Skype, Instagram, Tiktok, Facebook, YouTube e PlayStation.
Vírus pode ler sua senha da carteira de criptomoedas
Um dos perigos do vírus, por exemplo, é sua capacidade de explorar vulnerabilidades no sistema Android para interceptar credenciais de apps de criptomoedas.
Segundo os pesquisadores, o BlackRock pode interceptar mensagens SMS, ler notificações e gravar teclas pressionadas. Dessa maneira, poderia facilmente descobrir as senhas do usuário.
Além disso, ele é capaz de imitar telas de login inteiras para capturar as informações e se camuflar para não ser detectado por antivírus.
Lista de apps afetados
O BlackRock mira os seguintes aplicativos de criptomoedas para Android.
- Blockchain Wallet
- Bitcoin Wallet Coincheck
- Ethos Universal Wallet
- Indodax
- WazirX
- Unocoin Wallet
- Bitcoin Wallet
- Plus500
- PAYEER
- Paxful Bitcoin Wallet
- Paribu
- Mycelium Bitcoin Wallet
- EXMO Official
- Coinbase
- BtcTurk Bitcoin Borsası
- BitPay
- Aplikacja Bitmarket
- Bitfinex
- Binance
- Bitcoin Wallet
- Edge
- bitbank
O artigo Vírus ladrão de senhas mira Binance, Coinbase, Bitfinex e mais 18 apps de criptomoedas foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.