Vietnã: CEO de empresa de mineração cripto supostamente foge com US $ 35 milhões em investimentos dos fundos da empresa

O CEO da mineradora cripto Vietnamita , a Sky Mining, supostamente desapareceu com fundos de investidores e empresas no valor de US $ 35 milhões, informou a mídia local VNExpress em 29 de julho.

De acordo com o VNExpress, o CEO da Sky Mining, Le Minh Tam, desapareceu há uma semana, aparentemente organizando uma limpeza dos ativos da empresa.

A VNExpress observa que o CEO da Sky Mining, Tam – embora ele não tenha sido encontrado pessoalmente, pediu desculpas por “tudo” aos investidores em uma postagem no Facebook na quarta-feira, explicando que a lucratividade da empresa havia caído com a volatilidade do mercado.

Tam disse aos investidores para irem ao escritório da empresa a fim de recuperar seu capital, após o que ele declararia falência. No entanto, os investidores descobriram que o prédio da sede da Sky Mining na cidade de Ho Chi Minh está fechado e toda a sinalização foi removida, escreve o VNExpress.

Os 600 mineiros da empresa alojados em uma instalação separada em um distrito vizinho também foram descobertos como tendo sido levados por pessoas “alegando serem trabalhadores de manutenção”.

Le Minh Hieu, vice-presidente da Sky Mining, já formou um “conselho” dedicado a ajudar os investidores que perderam dinheiro, bem como avaliar a extensão das perdas e o valor remanescente dos ativos.

Hieu observou que não foi capaz de dar detalhes sobre os ativos da empresa, já que Tam estava diretamente no comando das plataformas de mineração, mas os investidores estimam que a perda seja de cerca de US $ 35 milhões, informa a VNExpress.

Hieu disse ao VNExpress que acredita que Tam partiu para os EUA, acrescentando:

“[O conselho] relatou isso à polícia e mostrou evidências de que não somos culpados. Nós também somos vítimas ”.

Entre os afetados, vinte investidores também registraram uma queixa junto à polícia local, acrescenta a publicação.

O colapso ocorre três meses após o colapso de um grande esquema ponzi  engolfar os consumidores vietnamitas que investiram em duas pseudo-Initial Coin Offerings (ICO). Um total de 32 mil pessoas perdeu dinheiro depois que executivos da empresa fugiram, supostamente roubando até US $ 660 milhões.

Na semana passada, autoridades do Vietnã proibiram empresas locais de participar de atividades relacionadas a criptomoedas. No início de julho, o banco central do país também manifestou apoio à proibição de importações associadas à mineração com criptomoeda.

Fonte: Cointelegraph

Você pode gostar...