Vice-presidente de Produtos da Visa diz que transações internacionais em blockchain são grande tendência para 2020
Segundo Perciva Jatobá, Vice-Presidente de Produtos da Visa, o ciclo de adoção tecnológica do Brasil encontra-se em uma “revolução silenciosa”.
O Vice-Presidente de Soluções da gigante de pagamentos Visa, Percival Jatobá, escreveu um artigo para o portal TechTudo em que cita seis inovações que devem ganhar evidência em 2020, entre elas as transações internacionais B2B através de plataformas .
Segundo Jatobá, o ciclo de adoção tecnológica do Brasil encontra-se em uma “revolução silenciosa”, uma fase “em que os visionários começam a trabalhar nos bastidores para viabilizar uma determinada mudança”.
Além de transações comerciais internacionais em blockchain, ele também cita a ampliação da adoção de pagamentos por aproximação, que deve ganhar mais adesão do transporte público, como já ocorre no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Depois, cita a tokenização, que traz mais segurança aos pagamentos digitais substituindo o cartão por um token que gera uma sequência única de transação a cada compra, garantindo a blindagem das informações.
Outra tendência para 2020 citada pelo VP de Soluções da Visa são os pagamentos por push, que a empresa implementará através da plataforma Visa Direct, que faz transferências diretas instantâneas, podendo ser integrada por APIs e usada para carregar valores em cartões.
Ele também cita o aumento da segurança no comércio eletrônico e maior adoção do débito para pagamentos, e finalmente uma tecnologia que permite o pagamento de contas em um aplicativo e pagamento através de cartões de crédito, semelhante a apps de Cashback como o PicPay.
Sobre as transações B2b internacionais, ele escreve:
“A partir deste ano, empresas passarão a fazer transações internacionais envolvendo altos valores graças a uma rede baseada em uma plataforma blockchain. Essa rede permite que as transações sejam mais rápidas e transparentes, já que registra o passo a passo da operação. A solução também é mais segura, pois as informações sigilosas de uma empresa, como detalhes bancários e números da conta, são protegidas pela tokenização. Como resultado, deve ocorrer uma migração dos pagamentos comerciais no mundo para este novo modelo simplificado e seguro.”
Jatobá reconhece que parte das tendências já é adotada no Brasil, mas “outras estão começando a ganhar força e devem se popularizar em breve”. E completa:
“Este é justamente o grande trunfo da tecnologia: oferecer novas ferramentas para tornar os pagamentos mais rápidos, eficientes e seguros. Em pouco tempo, veremos a tecnologia deixar de ser uma novidade nas mãos de poucos e passar a ser realidade na vida de milhares de brasileiros, dessa o que chamo de “Revolução Silenciosa” se materializará na tão falada inclusão financeira e digital.”
Continue lendo: