Investidor veterano Mark Mobius diz que está interessado em comprar Bitcoins
O famoso investidor acena com mudança de posição sobre o ativo digital e disse que cada vez mais pessoas vão utilizá-lo como meio de transferência de valor.
Mark Mobius parece ter mudado de idéia em relação ao Bitcoin. O investidor veterano que uma vez chamou o ativo digital de “fraude real”, acenou com uma mudança de posição em meio a uma nova perspectiva de crise macroeconômica.
O fundador da Mobius Capital Partners LLP disse em uma entrevista à Bloomberg que provavelmente compraria Bitcoins como uma proteção contra a postura arriscada do banco central americano sobre a economia.
“Se o Bitcoin continuar e crescer, provavelmente eu teria que ter um comprador e me envolver nisso”, disse Mobius.
Ele acrescentou que as moedas fiduciárias em todo o mundo – seja o Dólar Americano, o Renminbi Chinês ou o Euro – funcionam baseadas na confiança das pessoas. Isso faz com que o Bitcoin não seja diferente de qualquer ativo apoiado por governos.
Ao mesmo tempo, Mobius expressou sua falta de noção sobre o valor real do Bitcoin, admitindo que seria difícil estimar quanto ele deveria pagar pela compra de um BTC.
“A menos que seja amplamente difundido e aceito, aí é outra história”, acrescentou Mobius.
Apesar de mais otimistas, as declarações recentes de Mobius se parecem com o que o veterano financeiro de 82 anos declarou em dezembro de 2017, quando o Bitcoin teve uma subida rápida para o nível de US$ 20.000. Mobius admitiu que a criptomoeda é movida pela confiança, mas não tinha interesse em participar de sua economia, mesmo que sua adoção crescesse.
O crash subsequente do Bitcoin em 2018 reforçou as posições anti Bitcoin de Mobius. O Financial News de Londres citou o veterano das finanças no ano passado dizendo que o Bitcoin era, para ele, algo que “faz as tulipas parecerem ruins”. O investidor comparou a subida e queda do ativo digital com a bolha vista no mercado de tulipas na Holanda no século XVII.
“Acho que o Bitcoin é uma fraude real, eu realmente acho”, disse Mobius à Reuters em 2018. “A primeira coisa que faço é perguntar às pessoas: pode me explicar? Quem está executando isso? Quem está controlando isso? E ninguém pode”.
A mudança de posição desde então foi notável. Conforme reportado pelo Cointelegraph, Mobius disse recentemente que acredita que “existe um desejo entre pessoas de todo o mundo de poder transferir dinheiro de forma fácil e confidencial […] por isso acredito que o Bitcoin vai estar vivo e bem.”