Jornalismo da Verizon vai usar blockchain em busca de de transparência absoluta

As notícias precisam refletir confiança e a blockchain pode ajudar.

A Verizon revelou “um produto de redação de código aberto, baseado em blockchain, projetado para elevar o nível de responsabilidade corporativa”, de acordo com um comunicado público de hoje. Chamada de Full Transparency, a plataforma tem o objetivo de documentar imutavelmente os lançamentos de notícias da própria empresa em uma blockchain pública.

A Verizon postou sua primeira notícia por meio da plataforma ontem, de acordo com comentários enviados ao Cointelegraph por um representante da Verizon. Alterações feitas após a publicação inicial da notícia também foram registradas. O representante observou, no entanto, que “apenas as alterações de texto são rastreadas atualmente na blockchain.”

Nos últimos anos, fake news, checagem dos fatos e censura causaram problemas para as mídias sociais e tradicionais. A declaração da Verizon mencionou o 2020 Edelman Trust Barometer como um indicador das dúvidas das pessoas na mídia em todo o mundo. Com base no relatório “Trust Barometer” de 19 de janeiro de Edelman, 57% das pessoas em todo o mundo sentem que não podem confiar totalmente em sua mídia. Além disso, 76% expressaram preocupação com a transformação de informações falsas em armas de propaganda.

“Como uma empresa de tecnologia que conecta literalmente as pessoas às informações, estamos empolgados em trazer a transparência total para o mercado – um produto que, à sua maneira silenciosa, pode ajudar a garantir a responsabilidade e a confiança corporativa”, disse Jim Gerace, diretor de comunicações da Verizon, disse na declaração, acrescentando:

“Convidamos organizações em todo o mundo que valorizam a transparência tanto quanto nós a adotar práticas de comunicação verificadas por blockchain.”

A Verizon espera que a plataforma estabeleça um novo padrão de transparência e responsabilidade corporativa. “Todos os comunicados à imprensa publicados no Verizon Newsroom serão protegidos e vinculados usando princípios criptográficos, para que as alterações subsequentes possam ser rastreadas e contextualizadas”, incluiu a declaração.

O esforço é o resultado da colaboração entre a empresa de marketing Huge, a empresa de armazenamento de dados de blockchain MadNetwork e a entidade de aplicativos blockchain sem fins lucrativos AdLedger.

Esta não é a primeira vez que a empresa explora soluções baseadas em blockchain. A Verizon buscou a tecnologia blockchain no início de 2020 para melhorar a segurança também.

 

LEIA MAIS

Você pode gostar...