Verizon aumenta portfólio de segurança com tecnologia blockchain
A gigante americana de telecomunicações, Verizon Wireless, incorpora novos recursos de segurança suportados por blockchain.
A Verizon Business anunciou a inclusão de novos serviços de segurança, incluindo dois novos sistemas de administração e acesso à identidade usando a tecnologia blockchain.
Trata-se da Verizon Identity (VID) e da Verizon Machine State Integrity, que são modeladas em um ambiente blockchain, de acordo com a empresa em 5 de março.
No caso do VID, as informações de identidade são criptografadas e subsequentemente distribuídas através de vários servidores na blockchain, portanto, não haveria uma base centralizada que possa ser atacada por criminosos cibernéticos.
Segundo a empresa, a Verizon ID permitirá que os usuários armazenem suas credenciais de acesso em um “ambiente digital seguro” em seus telefones celulares, que podem ser acessados e validados com mais facilidade.
Uma solução para um problema antigo
Um estudo da Verizon intitulado “Relatório de investigações de violação de dados da Verizon em 2019” mostrou que 29% das violações investigadas envolviam o uso de credenciais roubadas.
Por outro lado, a Verizon Machine State Integrity obterá dados operacionais de ambientes totalmente descentralizados, para oferecer uma imagem mais ampla dos possíveis problemas de segurança.
O sistema monitora continuamente uma estrutura de máquinas composta de servidores, roteadores, gateways, entre outros, para criar uma cadeia verificável de eventos com base no estado da máquina, em vez de apenas logs.
Alex Schlager, diretor executivo de produtos de serviços de segurança da Verizon Business, disse:
“O cibercrime é uma ameaça diária para todas as organizações e governos em todo o mundo. Nosso Relatório de investigações de violação de dados de 2019 destacou que os ciberataques com motivação financeira estão aumentando e que os executivos de nível C são cada vez mais proativamente alvo de violações sociais, vinculadas a (por exemplo) credenciais roubadas. […] Essas soluções da Verizon oferecem um avanço significativo na cibersegurança.”
Nesse caso, o mecanismo depende da tecnologia de hash para deixar uma pequena pegada.
Data de disponibilidade dos serviços
A Verizon especificou que a VID está disponível para os usuários globalmente. Enquanto isso, a Verizon Machine State Integrity estará disponível para usuários dos EUA a partir do segundo trimestre de 2020.