Verge à beira de um desastre: 200 dias de transações apagadas da blockchain

Verge foi atacada e sofre uma enorme reorganização da blockchain, resultando em mais de seis meses de transações e saldos desaparecidos. No entanto, os desenvolvedores afirmam que pode ser corrigido.

A rede de blockchain com foco em privacidade Verge (XVG) passou por uma reorganização de blocos significativa, substituindo transações desde julho de 2020.

Apesar de ser descrito como potencialmente “a reorganização mais profunda que já ocorreu em uma das 100 principais criptomoedas”, os analistas ainda não confirmaram que o incidente foi provocado por um ataque coordenado.

O diretor de operações da Coinmetrics, Antoine Le Calvez, foi um dos primeiros a notar a reorganização, compartilhando uma imagem no Twitter que mostra que pelo menos 560.000 blocos desapareceram em 15 de fevereiro.

Le Calvez sugeriu que a reorganização pode ter sido causada por um gasto duplo, no qual vários tokens XVG são usados ​​simultaneamente para duas transações separadas. No entanto, devido à magnitude do incidente, Calvez admitiu que levará algum tempo para os desenvolvedores vasculharem os dados para estabelecer a fonte exata de reorganização.

Como resultado deste retrocesso, qualquer usuário que recebeu ou comprou tokens XVG desde julho de 2020 pode ter perdido todo o seu saldo, com o pesquisador ‘Hasu da Deribit Insights  tuitando que ‘milhares de saldos simplesmente evaporaram’. Um investidor da Verge tuitou que o saldo de sua carteira agora está vazio após o ataque.

Apesar da escala do potencial ataque, Hasu acredita que será “muito fácil de restabilizar o sistema”, afirmando que “os nós rejeitarão a cadeia do atacante e restaurarão a anterior”. Hasu afirmou que o incidente destaca a vulnerabilidade de blockchains suportada pela mineração de GPU.

Uma reorganização já foi sugerida para afastar os possíveis ataques de rede, com Hasu se referindo a 2019, quando Vertcoin sucumbiu a um ataque de 51%. No mesmo ano, depois que a exchange Binance foi hackeada em mais de US$40 milhões, o fundador e CEO Changpeng Zhao apresentou a ideia de conduzir uma reorganização do Bitcoin para recuperar os fundos; no entanto, a ideia foi rapidamente rejeitada.

Uma captura de tela não confirmada compartilhada pelo usuário do Twitter Crypto_Michael  mostrou o conselheiro XVG AlexanDre afirmando que a fonte do ataque está ligada a alguns nós que queriam criar um fork. Ele também acrescentou que não houve um ataque de 51%.

Anúncio do telegrama do conselheiro XVG AlexanDre no Verge reorg. Fonte: Twitter

“O explorador oficial de blocos foi reiniciado e sincronizado agora, o banco de dados foi corrompido e parece que alguns nós maliciosos tentaram algum spam tx e falharam em seu objetivo de causar um fork. Esta é toda a informação que tenho neste momento, uma atualização oficial chegará em breve, fique calmo e tenha certeza de que seus tokens estão seguros, e sim estaremos nos comunicando com as exchanges assim que tivermos maiores detalhes, por hora, posso afirmar que não não houve um ataque de 51%.

Resumo: suas carteiras podem apresentar saldo esquisitos até nossos desenvolvedores corrigirem a questão, 

Estamos trabalhando nisto. Por favor, seja paciente.”

Nas últimas seis horas, o XVG caiu quase 15% para US$0,0224. Isso resultou na sua saída do top 100, de acordo com Coingecko. O explorador do Verge ainda está abatido.

A rede de blockchain com foco em privacidade Verge (XVG) passou por uma reorganização de blocos significativa, substituindo as transações desde julho de 2020.

LEIA MAIS

Você pode gostar...