Vendedores privilegiados lucram mais com NFTs, diz pesquisa
Com o crescimento da popularidade dos NFTs em 2021, os itens digitais baseados em blockchain e projetados para serem exclusivos já movimentaram até agora US$ 26,9 bilhões em criptomoedas.
O dado é de uma pesquisa da Chainalysis sobre o mercado cripto e venda de NFTs. Segundo a plataforma de dados do blockchain, que visa aumentar o acesso do consumidor à criptomoeda com segurança , até agora, em 2021, os usuários enviaram pelo menos US$ 26,9 bilhões em criptomoedas para os contratos ERC-721 e ERC-1155, os dois tipos de contratos inteligentes Ethereum associados aos mercados e coleções de tokens não fungíveis (NFT).
O estudo mostra que houve aumentos significativos no valor total enviado e no tamanho médio da transação, sugerindo que os NFTs como uma categoria de ativos estão ganhando valor à medida que atraem novos usuários.
Também há um pico notável que começa na última semana de agosto, e que parece ter sido em grande parte impulsionado pelo lançamento de uma nova coleção do popular grupo criador de NFT Bored Ape Yacht Club.
A maioria dos usuários compra NFTs em mercados dedicados ao tema, da mesma forma que compram criptomoedas convencionais em uma exchange. Muitos mercados NFT, como o OpenSea, não custodiam os NFTs dos usuários para eles, em vez disso, permitem que os usuários transfiram NFTs diretamente entre suas próprias carteiras – dessa forma, esses mercados são semelhantes às bolsas descentralizadas ou P2P. Outros, no entanto, como o Dapper Labs, cuidam da custódia em nome dos usuários.
Vale lembrar que a plataforma OpenSea é a mais popular por uma ampla margem, com mais de US$ 16 bilhões em criptomoedas recebidas até agora em 2021.
O CryptoPunks, que chegou ao mercado em 2017, bem antes da atual mania NFT, foi a coleção mais popular durante todo o período estudado, com mais de US$ 3 bilhões em volume de transações desde março de 2021.
“Curiosamente, vemos algumas coleções que experimentaram breve, mas grandes picos na atividade de transação sem nunca ganhar popularidade consistente. Por exemplo, Hashmasks viu mais de US$ 380 milhões em valor de transação durante a semana de 4 de julho de 2021″.
Em nenhuma outra semana durante o período estudado a coleção viu mais de US$ 95,7 milhões e seu volume médio de transações semanais para todo o período analisado foi de pouco menos de US$ 21 milhões. Padrão semelhante com o Bored s Yacht Club.
Usuários NFT no mundo
A pesquisa também analisou os dados de tráfego da web para mercados NFT populares com objetivo de saber onde estão localizados a maioria dos usuários NFTs no mundo. O que se descobriu foi uma grande combinação de visitas pela internet em várias regiões, sendo o centro e o sul da Ásia, América do Norte, Europa Ocidental e América Latina liderando o grupo.
Os números sugerem que, como a criptomoeda convencional, os NFTs alcançaram popularidade global, com nenhuma região respondendo por mais de 40% das visitas mensais da web desde março de 2021.
Como o mercado NFT mais popular, a análise do comportamento dos usuários no OpenSea pode dizer muito sobre o crescimento geral do NFT. Mais de 6.000 coleções de NFT no OpenSea passaram por pelo menos uma transação, incluindo compra, venda ou cunhagem.
A tendência é que a atividade aumente ainda mais no market place, já que o número de cobranças ativas de NFT – que foi definido no estudo como aquelas que passaram por pelo menos uma transação em qualquer semana – aumentou significativamente desde março de 2021.
“O crescimento começou a aumentar rapidamente em julho de 2021, aumentando de forma contínua até outubro. O número de coletas NFT ativas atingiu um pico de mais de 2.300 na semana de 24 de outubro de 2021, ante apenas 193 no início de março. A análise do tráfego da web mostra que os Estados Unidos são responsáveis por mais usuários do OpenSea do que qualquer outro país.”
Negociação NFT está mais concentrada no varejo
A grande maioria das transações NFT é no varejo, o que significa menos de US$ 10.000 em criptomoedas. Transações NFT maiores estão se tornando cada vez mais comuns. A partir da semana de 31 de outubro de 2021, as transações NFT entre US$ 10.000 e US$ 100.000 em criptomoeda, já representavam 19% de todas as transações NFT, em comparação com apenas 6% no início de março.
Com um número médio de pouco menos de 500 por semana, as transações de porte institucional respondem por bem menos de 1% de todas as transferências.
As transações institucionais (acima de US$ 100.000) representam 26% da atividade, enquanto as de varejo representam 11%. Os dados mostram que o mercado NFT é muito mais voltado para o varejo do que o mercado de criptomoeda tradicional, onde as transações de varejo representam uma parcela insignificante de todo o volume de transações.
Desempenho do investidor NFT
Muitos investidores investem em NFT porque acreditam no alto retorno- seja durante o processo de cunhagem ou comprando-os de outro usuário – e vendendo-os posteriormente com lucro.
Os dados da pesquisa sugerem que os NFTs estão longe de ser um investimento infalível, no entanto. Os dados da OpenSea mostram que apenas 28,5% dos NFTs comprados durante a cunhagem e depois vendidos na plataforma resultam em lucro. Comprar NFTs no mercado secundário de outros usuários e lançá-los, no entanto, leva ao lucro de 65,1% na maioria das vezes.
Táticas de venda de sucesso
Grande parte da exposição dos tokens colecionáveis vem do boca a boca da comunidade. Muitos projetos NFT são encontrados no Discord, viram tópicos de discussões que duram dias no Twitter. A maioria dos criadores do NFT normalmente começam a promover novos projetos muito antes do lançamento dos primeiros ativos, reunindo um núcleo de seguidores dedicados que ajudam a promovê-lo desde o início.
Há vantagens também para comunidade uma vez que os criadores de NFT recompensarão esses seguidores dedicados adicionando-os a uma “lista de permissões”, para que eles comprem novos NFTs a um preço muito mais baixo do que outros usuários durante eventos de criação.
A lista de permissões não é apenas uma recompensa nominal – ela se traduz em resultados de investimento dramaticamente melhores. Os dados do OpenSea mostram que os usuários que entram na lista de permissões e posteriormente vendem seu NFT recém-criado obtêm um lucro 75,7% das vezes contra apenas 20,8% para usuários que o fazem sem estar na lista de permissões.
Não apenas isso, mas os dados sugerem que é quase impossível obter retornos excessivos em compras de cunhagem sem entrar na lista de permissões.
O gráfico abaixo divide as vendas de NFTs recém-cunhados em intervalos com base no ROI que o colecionador obteve, expresso em múltiplos do investimento original, com colecionadores na lista de permissões que compraram durante a cunhagem em comparação com aqueles que o fizeram sem estar na lista de permissões.
“No geral, 78% das vendas de compradores de NFTs não incluídos na lista resultam posteriormente em uma perda na revenda, com 59% resultando em uma perda igual ou inferior a 0,5x do investimento inicial. Por outro lado, 78% das vendas dos compradores na lista de permissões resultam em lucro, com 51% lucrando 2x ou mais o investimento inicial”, diz a pesquisa.
Os dados da pesquisa são claros: a lista de permissões fornece uma recompensa financeira significativa para aqueles que desempenham um papel no sucesso dos NFTs, semeando seus esforços iniciais de crescimento da comunidade.
No entanto, se você não estiver na lista de permissões, é significativamente mais difícil obter lucro depois de comprar um NFT recém-criado. Obviamente, lembre-se de que esses números não representam NFTs que foram cunhados, comprados e nunca revendidos.
“É possível que alguns desses NFTs sejam vendidos e, em última análise, tenham lucro no futuro, o que significa que o número de 28,5% – representando NFTs cunhados e depois vendidos com lucro – pode aumentar com o tempo”, conclui a pesquisa.
O artigo Vendedores privilegiados lucram mais com NFTs, diz pesquisa foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.