Venda de mineradores da Nvidia cai 60% no trimestre
A Nvidia divulgou seus resultados financeiros do terceiro trimestre de 2022. Embora a receita geral tenha crescido consideravelmente, as vendas de seus ‘Processadores de mineração de criptomoedas’ sofreram um declínio acentuado.
A Nvidia, companhia multinacional de tecnologia que constrói placas gráficas e unidades de chip, divulgou seus resultados financeiros do terceiro trimestre do ano fiscal de 2022. Os números mostram uma queda acentuada nas vendas de seus chips de mineração de criptomoedas lançados em março deste ano. No geral, no entanto, a empresa tem visto aumentos na sua receita.
O Cryptocurrency Mining Processor (CMP) foi anunciado pela primeira vez em fevereiro de 2021 e tinha como objetivo específico a mineração de Ethereum (ETH). No entanto, a unidade não teve um bom desempenho, já que as vendas caíram 60% de trimestre para trimestre, com a receita totalizando US$ 105 milhões. A empresa ainda afirma que espera que as vendas caiam “muito insignificante” no quarto trimestre.
A queda é interessante, dado o aumento dos preços das criptomoedas neste ano. A Nvidia projetou o CMP para deixar mais unidades de processamento gráfico (GPUs) para o mercado de jogos e comercial. O uso de GPUs para mineração resultou em uma escassez de produtos do mercado de jogos, levando a um forte aumento no preço de diveras placa de vídeo e outros dispositivos computacionais.
Apesar da queda nas vendas de CMPs, a Nvidia se saiu muito bem neste último trimestre. Ele registrou uma receita de US$ 7,1 bilhões, um aumento de 50% em relação ao mesmo período do ano passado. Jensen Huang, o fundador e CEO da empresa, disse que o trimestre foi excelente e que a Nvidia AI está recebendo grande interesse:
“A demanda por NVIDIA AI está crescendo, impulsionada pela hiperescala e expansão da nuvem, e ampliando a adoção por mais de 25.000 empresas. NVIDIA RTX reinventou a computação gráfica com rastreamento de raios e IA e é a atualização ideal para o grande e crescente mercado de jogadores e criadores, bem como designers e profissionais que constroem estações de trabalho em casa.”
Nvidia de olho no metaverso
Com o foco crescente no Metaverso, tanto dentro quanto fora da indústria de criptomoedas, não é surpresa que a própria Nvidia queira fazer parte desse ecossistema. A empresa anunciou na semana passada um conjunto de novos produtos chamado “Omniverse Enterprise”, que ofereceria suporte a recursos que ajudariam a construir o metaverso.
Huang acredita que o metaverso será muito maior do que o mundo físico e que será uma extensão 3D da Internet da atualidade. Ele ressalta que o metaverso incluirá cartões virtuais, roupas e imóveis. Tudo isso já existe em muitos projetos descentralizados.
O Facebook, que mudou seu nome para Meta, gerou muita discussão sobre o Metaverso depois de anunciar que construiria esse mundo. A companhia é apenas uma das muitas empresas que buscam construir um espaço virtual onde os jogadores e usuários possam interagir, comprar itens e socializar com outros indivíduos.
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