VeChain lança garrafas de vinho com blockchain feitas por produtora de vinho australiana
A vinícola australiana Penfolds fez uma parceria com a VeChain para criar um invólucro de garrafas de vinho especiais com autenticação blockchain
A plataforma de blockchain VeChain fez uma parceria com a produtora de vinhos australiana Autralian Penfolds para lançar um estojo de garrafas de vinho com criptomoedas à venda, como parte de sua iniciativa Wine Traceability Platform (WTP).
Mais especificamente, o lançamento do Penfolds Bin 407 em julho marca o início da fase WTP da VeChain, segundo um comunicado de imprensa da VeChain em 6 de agosto. As garrafas deste lote estão disponíveis no Waigaoqiao International Alcohol Exhibition & Trading Center, da DIG, na Loja principal e em Sen Lan Shang Du no novo distrito de Pudong.
De acordo com o comunicado de imprensa, cada garrafa dentro do Bin 407 vem anexada com um chip NFC criptografado . Este chip contém as informações do produto da garrafa em um blockchain, que pode ser acessado com um leitor de chip. Esses detalhes supostamente incluem informações de proveniência da garrafa, que são verificadas por auditores terceirizados.
Blockchain para vinho
Várias empresas estão começando a emitir sistemas de verificação de blockchain para o vinho. Como previamente relatado pela Cointelegraph, a grande firma de auditoria Ernst & Young anunciou que uma solução blockchain baseado em Ethereum será usada para verificar a autenticidade dos vinhos europeus importados da Ásia. Esta solução seria supostamente implementada na plataforma de e-commerce Tattoo, para uso pelo Blockchain Wine Pte. Ltd.
Perto do final de julho, um atacadista e comerciante de bebidas alcoólicas chinês também anunciou que estaria usando uma solução blockchain para verificar seus produtos. Esta solução supostamente faz uso de reconhecimento de laser anti-falsificação para certificação e tecnologia blockchain para rastreamento.
Em uma nota ligeiramente diferente, a gigante do varejo Overstock anunciou sua mudança para o futuro do vinho baseado em blockchain em outubro de 2018. Overstock supostamente também pretendia combater a fraude do vinho, mas neste caso por meio do desenvolvimento de uma plataforma de negociação digital para ‘futuros de vinhos’. Isso teria como resultado uma cadeia de suprimentos segura que verifica os produtos da indústria do vinho, disseram eles.
Patrick M. Byrne, fundador e CEO da Overstock, comentou a idéia da empresa dizendo:
“Como qualquer economia, a indústria do vinho tem dificuldade em escalonar seus sistemas de intermediários pesados em paralelo com as demandas crescentes de um mercado global crescente. Os passos de VinX para tokneizar contratos futuros de vinho, permitindo que os entusiastas do vinho saibam, sem dúvida, que as garrafas que eles compram estão cheias de vinhos autênticos posicionarão toda a indústria como um modelo de uma nova economia global que substitui as redes dos meninos velhos pela confiança sem atrito. “