Subsidiária VanEck lança índice Bitcoin baseado em índices spot nos EUA
A subsidiária da VanEck, MV Index Solutions, lançou um Índice BTC baseado em feeds de preço de grandes provedores dos EUA.
A empresa de gestão de investimentos VanEck, subsidiária MV Index Solutions, lançou seu próprio índice Bitcoin (BTC) baseado em três grandes balcões over-the-counter (OTC), de acordo com um comunicado publicado em 20 de novembro.
A MV Index Solutions é uma empresa que desenvolve, monitora e licencia os Índices MVIS, que abrangem diversas classes de ativos, incluindo ações, mercados de renda fixa e ativos digitais.
O novo índice MTIS OTC Spot da MVIS Bitcoin (MVBTCO) baseia-se nos feeds de preços dos principais fornecedores de liquidez no mercado dos EUA, incluindo a Circle Trade, a Cumberland e a Genesis Trading.
Gabor Gurbacs, Diretor de Estratégias de Ativos Digitais da VanEck / MVIS, disse que “o índice pode abrir o caminho para produtos institucionalmente orientados, como ETFs [exchange-traded-funds], bem como fornecer ferramentas adicionais para investidores institucionais negociarem a preços transparentes nos mercados de balcão.”
No início deste ano, a VanEck e a empresa de serviços financeiros SolidX solicitaram em conjunto que um ETF Bitcoin com ações físicas fosse listado na Bolsa de Valores de Chicago (BBOX Equities Exchange) da Bolsa de Valores de Chicago (CBOE). No entanto, a decisão da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) sobre a ETF ainda está pendente desde que foi adiada em agosto.
Em outubro, a SEC publicou um memorando de uma reunião sobre a proposta do ETF do BTC das duas empresas. Nele, as partes abordam exaustivamente os motivos que o regulador deu em sua desaprovação de 2017 da aplicação prévia de ETF da SolidX: uma falha percebida em ser consistente com o Securities Exchange Act, […] que se concentra em “impedir atos e práticas fraudulentas e manipuladoras”.
Na semana passada, o Cointelegraph informou que a principal bolsa de valores suíça, a SIX Swiss Exchange, anunciou que listará o primeiro produto negociado em bolsa (ETP) baseado em criptos. Apoiado pela startup suíça Amun AG, o primeiro ETP multi-cripto global será listado sob o índice HODL e gerenciado por VanEck.