Investidores institucionais devem alocar uma parte de seu capital no Bitcoin, diz VanEck
Um relatório publicado pela VanEck sugere que os investidores institucionais aloquem uma pequena porcentagem de seu capital no Bitcoin.
Um relatório publicado pela empresa de gerenciamento de investimentos VanEck, em 29 de janeiro, sugere que os investidores institucionais devem alocar uma pequena porcentagem de seu capital no Bitcoin (BTC). De acordo com o relatório, “o Bitcoin pode aumentar o perfil de risco e recompensa de retorno das carteiras de investimento institucional”. Os pesquisadores também afirmam:
“Uma pequena alocação ao Bitcoin aumentou significativamente o retorno acumulado de um mix de carteira de 60% de ações e 40% de obrigações, ao mesmo tempo em que teve um impacto mínimo pela sua volatilidade”.
Comparação de retorno de carteiras de investimento com e sem Bitcoin. Fonte:VanEck
Obstáculos à adoção institucional do Bitcoin
Entre todas as carteiras consideradas pela VanEck, a que apresentou consistentemente o maior retorno foi a que possuía 3% em Bitcoin. Ainda assim, o relatório explica que a natureza do Bitcoin como ativo portador e a falta de infraestrutura que o vincula ao mercado de capitais é um obstáculo à adoção institucional.
VanEck também afirma que o Bitcoin pode potencialmente se tornar ouro digital, devido à sua escassez, valor monetário e facilidade de transferência. Os pesquisadores admitem que o Bitcoin não é uma moeda, mas ainda tem o potencial de se tornar uma:
“O Bitcoin não é exatamente uma moeda, mas certamente é dinheiro, no entanto, pode se tornar uma moeda no futuro.”
Uma comparação profunda entre o dólar, ouro e Bitcoin contidos no relatório, também sugere que o Bitcoin possui mais dos recursos desejáveis de um ativo que serve como dinheiro do que o próprio ouro.
Comparação das características do ouro, dólares dos Estados Unidos e Bitcoin. Fonte: VanEck
Muitos na comunidade cripto têm grandes esperanças que o Bitcoin seja um ativo de investimento. Como o Cointelegraph relatou anteriormente, o fundador e sócio do fundo de capital de risco Morgan Creek Digital, sugeriu que o Bitcoin atingindo recentemente US$ 10.000 é apenas o primeiro passo em direção aos US$ 100.000 até 2021.