VanEck solicia a SEC lançar ETF que rastreia o desempenho de empresas de criptomoedas
VanEck entrou com um processo junto à SEC para lançar um ETF de Ativos Digitais relacionado ao desempenho das principais empresas de criptomoeda.
VanEck, uma grande empresa americana de gestão de investimentos, está fazendo outra tentativa de lançar um fundo negociado em bolsa relacionado a ativos digitais, ou ETF.
De acordo com um arquivamento de 21 de janeiro junto à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, o novo ETF de VanEck é chamado de Digital Assets ETF. O novo fundo acompanhará o preço e o desempenho do Global Digital Assets Equity Index administrado por sua subsidiária MV Index Solutions.
De acordo com o documento, o novo ETF de Ativos Digitais “normalmente investe” pelo menos 80% de seus ativos totais em títulos que compõem o índice de referência do Fundo. O índice rastreia o desempenho do segmento de ativos digitais.
VanEck elaborou que empresas de ativos digitais se referem a empresas que operam trocas de ativos digitais, gateways de pagamento, operações de mineração, software, equipamentos e tecnologia ou serviços para a indústria de ativos digitais e outros.
Para ser inicialmente elegível para inclusão no índice, uma empresa deve gerar pelo menos 50% de sua receita de projetos de ativos digitais ou projetos com potencial para gerar essas receitas, diz o documento.
“Empresas com menos de 50% de suas receitas no segmento de ativos digitais globais, incluindo semicondutores e empresas de transferência de dinheiro online, podem ser adicionadas ao índice para atingir um número mínimo de componentes”, observou VanEck.
A VanEck é famosa por ser a primeira empresa a solicitar um ETF Bitcoin (BTC) nos Estados Unidos. Depois de várias tentativas fracassadas, VanEck entrou com um novo pedido de Bitcoin ETF em 31 de dezembro de 2020. Conforme relatado pelo Cointelegraph, VanEck está enfrentando um processo da empresa blockchain e ex-parceiro SolidX sobre seu último ETF BTC por suposto plágio.
Leia mais: