ETF de futuros de Bitcoin da VanEck será lançado na Bolsa de Chicago em 16 de novembro
Após anos de esforços, a VanEck está finalmente lançando um fundo negociado em exchange baseado em futuros de BTC.
A VanEck, uma das primeiras gestoras de ativos com sede nos Estados Unidos a solicitar um fundo negociado em exchange (ETF) de Bitcoin (BTC), está finalmente lançando seu ETF de futuros de Bitcoin.
De acordo com um aviso oficial da Chicago Board Options Exchange (CBOE), o Bitcoin Strategy ETF da VanEck começará a ser negociado na CBOE sob o ticker XBTF na terça-feira.
O novo ETF da VanEck está se juntando ao número crescente de ETFs baseados em futuros de BTC lançados nos EUA, incluindo o ProShares Bitcoin Strategy ETF, que se tornou o primeiro ETF de futuros de Bitcoin a começar a ser negociado na Bolsa de Valores de Nova York em 19 de outubro. O Valkyrie’s Bitcoin Strategy ETF começou a ser negociado na Nasdaq sob o ticker BTF no final de outubro.
A listagem de XBTF da CBOE veio apenas alguns dias depois que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA rejeitou oficialmente o pedido de ETF Bitcoin à vista da VanEck. A SEC argumentou que a mudança de regra proposta para listar o ETF não atendeu aos padrões para “prevenir atos e práticas fraudulentas e manipuladoras” ou “proteger os investidores e o interesse público”.
Lançada em 1955, a VanEck é uma administradora de ativos dos EUA especializada em ETFs e fundos mútuos temáticos e baseados em ouro. A VanEck é conhecida na comunidade de criptomoedas como uma das primeiras empresas dos EUA a solicitar um ETF futuros de Bitcoin. A empresa apresentou vários pedidos de ETFs de BTC à SEC desde então, mas só conseguiu que seus ETFs de futuros fossem aprovados até o momento.
A VanEck não respondeu imediatamente ao pedido de comentário do Cointelegraph.
Conforme relatado anteriormente pelo Cointelegraph, o presidente da SEC, Gary Gensler, sugeriu que a SEC estaria mais aberta a aceitar ETFs com base em futuros de criptomoedas do que por exposição direta.
No entanto, algumas empresas, como a Bitwise Asset Management, continuam otimistas em relação a um ETF Bitcoin puro em potencial, com a empresa até mesmo decidindo retirar seus pedidos de ETF de futuros na semana passada. “Em última análise, o que muitos investidores querem é um ETF Bitcoin à vista. Achamos que é possível. Portanto, a Bitwise continuará perseguindo essa meta e buscaremos outras maneiras de ajudar os investidores a obter acesso às oportunidades incríveis em criptomoedas”, disse Matt Hougan, diretor de investimentos da Bitwise.
LEIA MAIS:
- Acusados de aplicar golpes com Bitcoin estão ‘blindados’ e agora policia não pode nem divulgar mais nome ou foto
- Sócio da Binary Bit exibe vida de luxo nas redes sociais e é cobrado por clientes por rombo de R$ 80 milhões
- XDEX, plataforma de Bitcoin dos sócios da XP Investimentos, lança curso gratuito sobre Bitcoin