Uzbequistão legaliza mineração de criptomoedas com energia solar
O Uzbequistão legalizou a mineração de criptomoedas e a tornou isenta de impostos – mas apenas se a energia for suprida pelo sol.
Um decreto presidencial foi emitido esta semana para permitir a mineração de criptomoedas estrangeira e local com a condição de que as minas usem suas próprias instalações de energia solar. O governo também isentará as empresas do pagamento de imposto de renda.
- Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
A nova lei estabelece que os mineradores que desejam usar a energia da rede convencional devem pagar o dobro, e as sobretaxas serão cobradas durante os períodos de aumento da demanda.
Novos mineradores precisarão se registrar na Agência Nacional do Uzbequistão para Projetos Prospectivos.
A mineração é o processo pelo qual novas “moedas” de uma criptomoeda são concedidas a um minerador após validar transações, coletar essas transações e ordená-las em um novo bloco, adicionar esse bloco ao livro público e transmitir o novo bloco para o nó de rede. E a mineração de Bitcoin é uma operação de uso intensivo que requer grandes quantidades de energia.
As instalações com alta capacidade de conversão fotovoltaica
Para funcionar com eficiência, as instalações movidas a energia solar devem ter painéis solares com alta capacidade de conversão fotovoltaica. Ou seja, a eficiência de conversão de luz em eletricidade deve ser alta, resultando em maior geração de energia para uma determinada área do painel solar. O ângulo dos painéis solares também é crítico; o sistema deve ser projetado de forma que o painel “siga o sol”.
A CleanSpark, com sede em Utah, é uma empresa de mineração de criptomoedas que usa “microrredes” para alimentar suas operações de mineração. Eles usam uma combinação de fontes renováveis, incluindo energia solar e hidrelétrica, para fornecer energia a uma única usina de eletricidade, da qual alimentam suas instalações de mineração.
Em junho de 2021, a Manhattan Solar Partners anunciou parcerias com a BIT5IVE LLC e a Gmine para construir data centers de mineração com mais de um gigawatt de energia solar.
O Uzbequistão tem sido um líder regional em termos de energia renovável, lançando seu primeiro projeto de energia renovável em agosto passado, uma usina de energia solar de 100 megawatts.
Vice-primeiro-ministro do Uzbequistão diz que energia solar faz ‘sentido econômico’
“Vemos um grande potencial e vamos promover a energia solar. Não está apenas na moda, mas também faz sentido econômico para nós”, disse o vice-primeiro-ministro do país.
A usina é o primeiro de 19 projetos de energia renovável planejados para o país e o primeiro de quatro projetos solares. Em contraste, o vizinho do norte do Uzbequistão, o Cazaquistão, ainda depende muito do carvão para grande parte de sua eletricidade. Ele baniu a mineração de criptomoedas por colocar muita pressão na rede, mas depois mudou de ideia para tributar os mineradores mais pesadamente do que antes.
O artigo Uzbequistão legaliza mineração de criptomoedas com energia solar foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.