USP fecha parceria com a Radio Caca e será a primeira universidade pública brasileira no metaverso

A Universidade de São Paulo, USP, firmou uma parceria com a Radio Caca. A parceria é um acordo de cooperação internacional que pretende fomentar pesquisas sobre aplicações e aspectos técnicos, econômicos e legais do Metaverso

A Universidade de São Paulo anunciou nesta sexta, 27, que firmou uma parceria com o United States of Mars, USM (formalmente chamada de Radio Caca, RACA). A parceria é um acordo de cooperação internacional que pretende fomentar pesquisas sobre aplicações e aspectos técnicos, econômicos e legais do Metaverso.

Como parte da parceria a USP recebeu um terreno no USM metaverso, como um NFT e, segundo o professor da USP, Marcos A. Simplicio Jr., esta é a primeira vez que a USP recebe um NFT como parte de seu patrimônio. Ainda de acordo com o professor, a USP pretende construir diferentes espaços para interação com e entre usuários (alunos, professores, pesquisadores, visitantes, etc).

A instituição revelou que a parceria se dará inicialmente em colaboração com pesquisadores de convênio já firmado, o University Blockchain Research Initiative (UBRI), que é patrocinado pela empresa Ripple e tem sede na Escola Politécnica.

“É uma grande honra para nós da RACA ter a USP, a maior universidade pública da América Latina, dentro do USM Metaverso. Juntos vamos construir novas experiências que podem liberar todo o potencial da Web3 para as pessoas. Esse é o nosso objetivo, construir um metaverso aberto focado na liberdade do usuário.”, destacou Jeff Watney, da USM

Segundo a USP a instituição planeja realizar pesquisas no metaverso em  diferentes áreas e destaca como exemplo pesquisas nas áreas de educação e psicologia que podem avaliar o aprendizado e comportamento em aulas e interações realizadas nesse ambiente.

“É uma oportunidade bastante interessante para qualquer pesquisador da USP interessado no tema “Metaverso” realizar suas pesquisas usando tal plataforma”, conclui Simplicio.

Metaverso

Recentemente o rapper French Montana, cujo single “Unforgettable” (com Swae Lee), alcançou o top 10 na Billboard Hot 100 dos EUA, anunciou que passou a ser co-fundador da Radio Caca (RACA) e com isso também anunciou sua entrada oficial no metaverso.

A entrada de Montana no metaverso ocorreu na sequencia de outros musicos que estão buscando exposição ao novo ambiente digital, como o também raper Snoop Dogg que anunciou uma parceria com o The Sandbox (SAND).

LEIA MAIS

Você pode gostar...