USDT bate recorde de transferências e mostra crescimento de stablecoins
USDT bate recorde de uso e mostra adoção das stablecoins. Criptomoeda pareada com o Dólar americano atingiu o maior número de transações da sua história. Stablecoins estão sendo cada vez mais adotadas por investidores que querem manter posição pareada sem exposição ao dinheiro fiduciário.
O Tether (USDT) é uma criptomoeda cujo valor é pareado ao Dólar americano.
No caso, as criptos que são pareadas com moedas tradicionais (fiduciárias) são chamadas de stablecoins, já que o seu valor é baseado em ativos “estáveis”.
Embora o conceito seja polêmico, não há como negar a popularidade crescente das stablecoins. Assim, apesar das questões que cercam o projeto do Tether, o USDT acaba de bater o recorde no número de transações por hora.
Por isso, vale entender como o mercado compreende a importância do Tether. Além disso, vale lembrar: através do canal da BeInCrypto no Telegram, você tem acesso aos melhores sinais de trade de maneira gratuita!
USDT bate recorde de uso
A estatística providenciada pela glassnode, que realiza estudos no mercado de criptomoedas, aponta que o número de transações por hora com USDT bateu o recorde histórico, no dia 23 de junho de 2020.
Dessa maneira, cerca de 14.342 transações foram realizadas em apenas uma hora. No dia 22, o total foi de mais de 279.000 transações. Assim, tudo indica que o número diário vai ser batido ao final do dia 23.
Mais do que apenas números, as estatísticas demonstram que a adoção das stablecoins é crescente, entre os investidores de criptomoedas.
Nesse caso, entre todas as stablecoins, o USDT é, de longe, a mais popular. Recentemente, o Tether subiu para a 3ª posição entre as maiores criptomoedas do mundo, por valor de capitalização, tomando o lugar do Ripple (XRP).
Vale ressaltar que, mesmo com a popularidade em alta, o projeto do USDT é extremamente polêmico.
Isso acontece porque não há transparência na forma como a Tether emite as suas criptomoedas. Frequentemente, centenas milhões de unidades são “cunhadas” de uma só vez. Isso leva muitos entusiastas a questionar as práticas da empresa.
Para alguns, a empresa “imprime dinheiro” sem consequências; para outros, essa é uma estratégia para inflar o preço de outros criptoativos em Exchanges parceiras, como o Bitcoin.
De todo modo, vale entender o motivo pelo qual as stablecoins estão ganhando tamanha popularidade entre os investidores.
Vantagem das stablecoins
A principal vantagem das stablecoins, em relação à moeda fiduciária que elas representam, é o fato de que elas permitem investir em Dólar ou Euro, por exemplo, sem que o investidor tenha que guardar uma posição na moeda fiduciária.
Isso permite que os investidores comprem “criptodólares”, com o mesmo valor do Dólar fiduciário, sem ter que investir na própria moeda. Em diversos países, não é permitido guardar reservas estrangeiras, como é o caso do Brasil.
Assim, os investidores “burlam” o sistema financeiro e tributário do país, sem efetivamente cometer algum crime.
O artigo USDT bate recorde de transferências e mostra crescimento de stablecoins foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.