Tesouro dos EUA sanciona carteiras cripto enquanto as autoridades reprimem o fentanil

De acordo com o vice-secretário do Tesouro, Wally Adeyemo, as carteiras sancionadas “receberam milhões de dólares em fundos de centenas de depósitos” usados para drogas ilícitas.

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos sancionou carteiras de criptomoedas supostamente conectadas a indivíduos e empresas envolvidos na produção de fentanil.

Em um aviso de 3 de outubro, o Departamento de Justiça dos EUA anunciou acusações contra vários fabricantes de produtos químicos com base na China, bem como muitos de seus funcionários que alegadamente usaram transações com criptomoedas como parte de um esquema ilegal de distribuição de precursores de fentanil. De acordo com as autoridades dos EUA, as empresas “tendem a usar transações com criptomoedas para ocultar suas identidades e a localização e movimentação de seus fundos”, identificando pelo menos três indivíduos que tinham carteiras de criptomoedas para pagamentos.

A OFAC adicionou carteiras de Bitcoin (BTC), Ether (ETH), USD Coin (USDC), Tether (USDT) e Tron (TRX) conectadas a cidadãos chineses e à Valerian Labs à sua lista de Pessoas Especificamente Designadas, juntamente com empresas, incluindo Hanhong Pharmaceutical Technology e Hebei Crovell Biotech. De acordo com o secretário do Tesouro, Wally Adeyemo, a ação de fiscalização visava interromper uma rede de drogas ilícitas.

“[I]dentificamos e bloqueamos mais de uma dúzia de carteiras de criptomoedas associadas a esses atores”, disse Adeyemo. “As carteiras bloqueadas, que receberam milhões de dólares em fundos por meio de centenas de depósitos, ilustram o alcance e a escala da operação alvo de hoje.”

Departamento de Justiça anuncia oito acusações contra empresas e funcionários da indústria química sediados na China https://t.co/f37okHaa6z

– Departamento de Justiça (@TheJusticeDept) 3 de outubro de 2023

Muitos legisladores instaram ação para reprimir a distribuição de fentanil nos Estados Unidos, onde a droga foi responsável por mais de 67.000 mortes em 2021. A senadora de Massachusetts, Elizabeth Warren – uma crítica ferrenha dos ativos digitais – mencionou possíveis vínculos entre pagamentos com criptomoedas e tráfico de drogas em uma audiência em maio.

A primeira semana de outubro também marcou o 10º ano de prisão de Ross Ulbricht, fundador do mercado online Silk Road. Muitos criticaram a plataforma por facilitar o comércio de drogas permitindo pagamentos com ativos digitais, mas Ulbricht ainda tem apoiadores no espaço cripto.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...