Tesouro dos EUA lista endereços de BTC e ETH vinculados a grupo de evasão de sanções russo
O departamento do governo disse que imporia “sanções de bloqueio total” a Jonatan Zimenkov e seus endereços cripto devido a suas conexões com uma rede de evasão de sanções.
O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos adicionou duas carteiras de criptomoedas supostamente conectadas a uma rede de evasão de sanções russa como parte de sua lista de Cidadãos Especialmente Designados.
Em um anúncio de 1º de fevereiro, a OFAC disse que adicionou um endereço Bitcoin (BTC) e um endereço Ether (ETH) à sua lista de entidades sancionadas como parte de um movimento para “direcionar metodicamente e intensamente os esforços de evasão de sanções em todo o mundo”. O Tesouro disse que imporia “sanções de bloqueio total” a 22 indivíduos, incluindo Jonatan Zimenkov, um cidadão russo com acesso a pelo menos uma carteira BTC e uma carteira ETH.
De acordo com o Tesouro dos EUA, Jonatan é filho do traficante de armas Igor Vladimirovich Zimenkov, que dirige a rede de evasão de sanções. O grupo supostamente estava por trás do fornecimento de tecnologia a uma empresa russa após a invasão do país na Ucrânia em fevereiro de 2022, além de apoiar certas “entidades de defesa estatais russas sancionadas”, incluindo Rosoboroneksport e Rostec.
“Igor Zimenkov foi designado de acordo com E.O. 14024 por operar ou ter operado no setor de defesa e material relacionado da economia da Federação Russa”, disse a OFAC. “Jonatan Zimenkov também foi designado de acordo com E.O. 14024 por ter assistido materialmente, patrocinado ou fornecido suporte financeiro, material ou tecnológico para, ou bens ou serviços para ou em apoio a Igor Zimenkov.”
O Tesouro está tomando mais medidas como parte da estratégia dos EUA para visar metodicamente e intensivamente os esforços de evasão de sanções da Rússia em todo o mundo e para tornar mais difícil e caro para o complexo militar-industrial da Rússia reabastecer a máquina de guerra de Putin.https://t.co/q7a6DIxhZg
— Subsecretário Wally Adeyemo (@TreasuryDepSec) 1º de fevereiro de 2023
O endereço BTC fornecido pelo Tesouro não apresentava saldo no momento da publicação. O endereço ETH também não continha tokens, mas mostrava quatro transações totalizando aproximadamente 5.463 ETH no início de 2022 – mais de US$ 16 milhões na época.
O Tesouro dos EUA parece ter intensificado os esforços para incluir carteiras cripto em seus esforços de sanções. O departamento do governo barrou efetivamente os residentes dos EUA de usar o controverso misturador Tornado Cash, uma ação que mais tarde gerou ações judiciais de grupos de defesa de criptomoedas e investidores.
VEJA MAIS: