A SEC dos EUA suspende a ICO fraudulenta que reivindicou a aprovação do regulador

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos suspendeu uma ICO que alegou falsamente o apoio da SEC e usou uma agência reguladora falsa para promover seu produto.

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) suspendeu uma oferta inicial de moeda (ICO, na sigla em inglês) que alegou falsamente a aprovação da SEC, informou a agência em um comunicado de imprensa oficial na quinta-feira, 11 de outubro.

A SEC suspendeu o projeto ICO com uma ordem judicial de emergência e também suspendeu as vendas pré-ICO da empresa Blockvest LLC e seu fundador Reginald Buddy Ringgold III.

A queixa da SEC alega que a Blockvest alegou falsamente que sua ICO e suas afiliadas haviam obtido aprovação de importantes reguladores financeiros, incluindo a própria SEC. A Blockvest e a Ringgold – que também é conhecida como Rasool Abdul Rahim El – afirmaram que o fundo de criptonmoedas era “licenciado e regulamentado”.

As firmas são acusadas de violar a lei federal ao se passarem pelo selo da SEC, bem como administrar uma ICO promovida por uma agência falsa apelidada de “Comissão Blockchain Exchange”. A “Comissão” supostamente usou um gráfico semelhante ao selo da SEC, bem como o endereço SEC.

De acordo com a SEC, a Blockvest e a Ringgold também violaram a lei continuando sua atividade fraudulenta depois de receber uma ordem de congelamento das atividades da National Futures Association (NFA).

Após a reclamação da SEC, o Tribunal Distrital dos EUA do Distrito Sul da Califórnia emitiu uma ordem que congelou os fundos da Blockvest e da Ringgold, bem como suspendeu suas disposições de registro de valores mobiliários. A audiência está marcada para 18 de outubro e considerará o prolongamento da liminar e o congelamento de ativos.

Outras empresas tentaram defraudar os investidores fazendo afirmações falsas sobre seu status junto aos reguladores federais. Em 28 de setembro, a Comissão de Comércio de Futuros de Commodities dos EUA (CFTC) entrou com uma ação contra duas empresas por alegada solicitação fraudulenta de Bitcoin (BTC). As empresas também se faziam passar por um investigador da CFTC, além de usar documentos oficiais forjados para se passar pelo Conselho Geral da CFTC com o selo oficial da CFTC.

O Escritório de Educação e Defesa de Investidores da SEC e o Escritório de Educação e Divulgação de Clientes da CFTC emitiram um aviso aos investidores sobre o uso de alegações falsas sobre endossos da SEC e da CFTC.

No início deste ano, o Escritório de Educação e Defesa de Investidores da SEC lançou um site falso da ICO, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre os sinais de alerta típicos de esquemas fraudulentos de ICOs e promover a educação dos investidores.

Você pode gostar...