Autoridades dos EUA desativam domínio ligado ao COVID-19 depois tentativa de venda em fórum hacker por BTC

Domínio fraudulento ligado a COVID-19 foi apreendido após tentativa de venda do domínio em um forum hacker.

Os Departamentos de Justiça dos EUA (DOJ) e Homeland Security (DHSA) apreenderam o domínio coronaprevention.org, alegando que seu proprietário tentou vendê-lo por Bitcoin por meio de uma postagem em um fórum de hackers.

A apreensão foi anunciada no final da sexta-feira e foi feita depois que o proprietário não identificado do site tentou vender o domínio a um agente secreto da unidade de Investigações Criminais do Departamento de Segurança Interna, que disse que estava procurando usar o site para vender testes falsos de COVID-19.

O agente do órgão americano entrou em contato com o proprietário do site, oferecendo US$ 500 em Bitcoin pelo domínio e, finalmente, enviou um pagamento parcial para um endereço de Bitcoin não divulgado. Tais domínios, de acordo com o mandado, geralmente custam US$ 20.

“Não toleraremos a exploração desta emergência nacional para ganho pessoal”, disse o procurador americano Timothy J. Shea. “Este escritório não permitirá que os fraudadores usem espaços on-line e criptomoedas para ocultar suas atividades prejudiciais e atacar as vítimas”.

O proprietário do site, pretendia vender o domínio em troca de Bitcoins, em um fórum conhecido por transações relacionadas com vendas de informações sensíveis, oriundas de roubo cibernético. Já há diversos casos, inclusive no Brasil, de fraudes relacionadas à obtenção de doações para campanhas de combate à doença.

O Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (GAFI/FATF) divulgou comunicado na última quinta, para que os países enfrentem os desafios impostos pela covid-19 sem deixar de estarem alertas a novos e emergentes riscos de crimes financeiros.

LEIA MAIS

Você pode gostar...