Assessoria em seguros nacionais dos EUA AAIS apresenta ferramenta de relatórios baseada no blockchain da IBM
A Associação Americana de Serviços de Seguros introduziu o openIDL, uma ferramenta de relatórios de seguros baseada no blockchain da IBM.
Assessoria de seguros de capital fechado a Associação Americana de Serviços de Seguros (AAIS) introduziu seu banco de dados de seguros baseado em blockchain e ferramenta de relatórios, de acordo com um vídeo de anúncio publicado em 15 de agosto.
A plataforma, apelidada de Insurance Data Link (openIDL), é baseada na solução blockchain da empresa IBM e usa o Hyperledger Fabric. A plataforma pretende reduzir os processos de relatórios estatísticos “onerosos”, bem como diminuir os custos e tempo de processamento de dados para as operadoras de seguros.
De acordo com um relatório que acompanha o anúncio, a openIDL está operando a “primeira plataforma blockchain segura e aberta que permite a coleta eficiente e baseada em dados estatísticos em nome de operadoras de seguros, reguladores e outros contribuintes participantes”.
A solução de seguro baseada em blockchain visa fornecer “informações oportunas e precisas”, bem como permitir que os reguladores adquiram “relatórios holísticos e dinâmicos”.
De acordo com o anúncio da AAIS, a plataforma openIDL inclui um sistema automatizado de upload de dados, contratos inteligentes para permitir a execução automática de transações e acesso a dados de seguros em “base autorizada em tempo quase real” em vez de chamadas de dados demoradas.
A solução openIDL também tem como alvo as operadoras e a organização de “todos os tamanhos e configurações”, como consórcios blockchain, plataformas e aplicativos.
Em abril de 2018, a corretora global de seguros e empresa de gerenciamento de risco Marsh anunciou a primeira solução blockchain comercial para prova de seguro para transformar seu sistema “de complicado e manual para simplificado e transparente”.
No final de 2017, a Cointelegraph informou que um grupo de 14 provedores de seguros europeus fez parceria com a Deloitte e outras empresas para fornecer um sistema simples para as seguradoras cumprirem a Lei Hamon, exigindo que as seguradoras forneçam transferências simples para clientes que desejam mudar de empresa durante o primeiro ano.