EUA: Legisladores apresentam projeto de lei para encontrar uma definição comum da tecnologia Blockchain
Dois representantes dos EUA propuseram um projeto de lei que, através de um grupo de trabalho, encontraria uma definição comum para a tecnologia blockchain para a futura legislação.
Os representantes dos EUA Doris Matsui e Brett Guthrie recentemente propuseram um projeto de lei apelidado de “Blockchain Promocional Act 2018” na Câmara dos Deputados, de acordo com um anúncio no site de Matsui segunda-feira, 1º de outubro.
A versão informa que as definições atuais da tecnologia blockchain em diferentes projetos de lei diferem. Por essa razão, o projeto de lei propõe que o Departamento de Comércio dos EUA crie um grupo de trabalho formado por funcionários federais e membros da indústria de blockchain para formar uma definição comum de blockchain.
O grupo de trabalho também considerará recomendações para a Administração Nacional de Telecomunicações e Informações (NTIA) e a Federal Communications Commission (FCC) para estudar o impacto potencial da tecnologia blockchain no espectro de políticas. As agências também considerarão oportunidades de adoção federal da tecnologia blockchain. Matsui explicou ainda o objetivo principal do projeto de lei:
“A tecnologia Blockchain pode transformar a economia digital global. As oportunidades para implantar a tecnologia blockchain vão desde maior transparência, eficiência e segurança nas cadeias de suprimento até o gerenciamento mais oportunista do acesso ao espectro”.
O projeto de lei do deputado Matsui e Guthrie segue uma série de legislação recente introduzida no Congresso dos EUA. Em setembro, o deputado Tom Emmer anunciou que apresentaria três projetos de lei; o “Resolution Supporting Digital Moedas and Blockchain Technology”, o “Blockchain Regulatory Certain Act”, e o “porto seguro para os contribuintes com a Lei de Ativos Bifurcados”.
A introdução de novas leis de blockchain e criptos segue os apelos de legisladores e especialistas do setor para clareza e uniformidade na legislação de criptomoedas. Em 25 de setembro, 45 representantes das principais empresas de Wall Street e empresas de criptomoedas participaram de uma “mesa-redonda cripto” para discutir os regulamentos da Oferta Inicial de Moedas (ICO) e da criptomoeda.
Como a Cointelegraph noticiou no início desta semana, a empresa de auditoria e consultoria Deloitte, ‘Big Four’, classificou a incerteza regulatória como um dos cinco principais obstáculos para a adoção em massa da blockchain.
Outros fatores que supostamente dificultaram a adoção foram operações demoradas, falta de padronização, altos custos e complexidade dos aplicativos blockchain, além da ausência de colaboração entre empresas relacionadas ao blockchain.