Legisladores dos EUA apresentam projeto de lei para impor sanções à criptomoeda nacional iraniana
Legisladores dos EUA recentemente introduziram um projeto de lei que imporia mais sanções às instituições financeiras iranianas e à sua criptomoeda nacional.
Os legisladores dos Estados Unidos apresentaram um projeto de lei para impor mais sanções às instituições financeiras iranianas e ao desenvolvimento e uso da moeda digital nacional. O HR 7321 foi apresentado na Câmara dos Representantes pelo deputado Mike Gallagher em 17 de dezembro.
Em uma tentativa de combater a lavagem de dinheiro e atividades relacionadas com o terrorismo, a “Blocking Iran Illicit Finance Act” pede sanções contra o setor financeiro iraniano e sobre o desenvolvimento e uso da criptomoeda nacional.
O ato proíbe especificamente transações, financiamentos ou outros negócios relacionados a uma moeda digital iraniana, e também introduziria sanções a indivíduos estrangeiros envolvidos na venda, fornecimento, posse ou transferência da moeda digital.
O ato também pede um relatório ao Congresso sobre o progresso do governo do Irã no desenvolvimento de uma moeda digital soberana. Um projeto de lei correspondente foi apresentado no Senado pelo ex-candidato presidencial senador Ted Cruz em 13 de dezembro.
O governo dos EUA introduziu sanções contra o Irã sobre seu programa nuclear em 2005, enquanto o Senado e Câmara dos Representantes aprovou as abrangentes Sanções contra o Irão, responsabilidade e Desinvestimento Act em 2010. As sanções afetaram o setor financeiro do país, exceto instituições financeiras de Irã de acessar diretamente o sistema financeiro dos EUA.
As sanções foram suspensas em 2015 depois que o país concordou em reduzir seu programa nuclear para atender aos padrões estabelecidos pela Agência Internacional de Energia Atômica no Plano de Ação Integral Conjunto (JCPOA).
No entanto, em maio de 2018, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que os Estados Unidos se retirariam do JCPOA que foi intermediado pelo seu antecessor, o presidente Barack Obama. Sanções foram posteriormente reintroduzidas.
Muitos iranianos recorrem à criptomoeda como forma de contornar as sanções. Em maio, Mohammad Reza Pourebrahimi, o chefe da Comissão Parlamentar iraniano da Economia, referiu-se às criptomoedas como um caminho promissor para o Irã para evitar transações em dólares norte-americanos, bem como substituir o sistema SWIFT pagamento interbancário possivelmente.
Como o Cointelegraph informou no início de dezembro, os iranianos estão se voltando para a mineração Bitcoin (BTC) devido a dificuldades econômicas. Apesar do recente crash nos mercados cripto e das flutuações do rial nacional causadas pelas sanções, os iranianos ainda estão conseguindo obter lucros com a mineração do Bitcoin.