FTC investiga os bancos de dados centralizados de usuários das Big Techs
À medida que a fiscalização antitruste atinge o Facebook e o Google, a Federal Trade Commission está investigando o uso indevido de dados do consumidor.
A Comissão Federal de Trade dos Estados Unidos está fazendo com que os gigantes da mídia social sejam responsáveis por suas práticas com dados de usuários.
Em 11 de dezembro, a FTC publicou pedidos para reportagens especiais de empresas de mídia social que não foram identificadas. O objetivo declarado da comissão para os relatórios é:
“Para compilar dados relativos às políticas de privacidade, procedimentos e práticas de mídia social e provedores de serviços de streaming de vídeo, incluindo o método e a maneira pela qual eles coletam, usam, armazenam e divulgam informações sobre usuários e seus dispositivos.”
Os pedidos iniciais, entretanto, não incluíram os nomes das empresas envolvidas. Na segunda-feira, a FTC divulgou que os pedidos visavam muitos dos suspeitos habituais: Amazon, empresa-mãe da TikTok, ByteDance, Discord, Facebook (e, separadamente, a subsidiária WhatsApp), Reddit, Snapchat, Twitter e YouTube.
A comissão votou por 4 a 1 a favor da emissão dessas ordens, com discordância apenas do Comissário Noah Phillips. A principal crítica de Phillips foi o escopo dos pedidos: “O maior problema é que os pedidos 6 (b) de hoje simplesmente cobrem muitos tópicos para torná-los susceptíveis de resultar na produção de informações comparáveis e utilizáveis.”
O artigo 6 (b) da Federal Trade Commission Act autoriza intimações de não-execução, portanto, as notícias sobre essas ordens recentes não significam necessariamente que essas plataformas de mídia social terão qualquer ação legal. No entanto, a Big Tech tem estado na mira da aplicação da FTC. A comissão entrou com uma ação contra o Facebook na semana passada, embora um representante da comissão negue qualquer relação entre as duas ações em um e-mail ao Cointelegraph.
As empresas listadas também estão sujeitas a outras ações legais, com os CEOs do Twitter e do Facebook se defendendo perante o Congresso várias vezes neste ano, e o presidente Trump tentando fazer com que a ByteDance venda o TikTok para uma empresa americana. O Cointelegraph observou que tudo isso pode ser uma boa notícia para alternativas descentralizadas.
As empresas terão 45 dias para responder ao pedido da FTC. Um representante da FTC disse ao Cointelegraph que essas respostas não serão tornadas públicas.
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