Federal Reserve promete sistema de pagamentos, representantes das criptomoedas não se incomodam
O Federal Reserve dos EUA está planejando lançar um serviço de pagamento e liquidação em tempo real para impulsionar a infraestrutura de pagamentos no país.
O conselho do Federal Reserva (FED) nos Estados Unidos está planejando lançar um serviço de pagamentos e liquidações em tempo real para impulsionar a infraestrutura de pagamentos no país.
Um comunicado à imprensa publicado dia 05 de Agosto diz que o Conselho de Governadores do Federal Reserve System solicitou que os bancos do Federal Reserve desenvolvam um novo serviço interbancário de liquidação em tempo real para suportar pagamentos mais rápidos nos EUA. O sistema de pagamento é chamado FedNow e supostamente será lançado em 2023 ou 2024.
Ao lançar o FedNow, o Fed pretende modernizar o sistema de pagamentos do país com um serviço em tempo real que pode transferir fundos 24 horas por dia e nos fins de semana e dias da semana. O serviço supostamente estará disponível tanto para as empresas como para o público em geral.
O Fed acredita que tal sistema permitirá que os consumidores gerenciem com mais flexibilidade seu dinheiro e façam pagamentos mais ágeis no quesito tempo e está solicitando comentários sobre o possível design e funcionalidade do novo serviço. Comentando sobre o assunto, o diretor do Federal Reserve Board, Lael Brainard, disse:
“Todo mundo merece a mesma capacidade de fazer e receber pagamentos de forma imediata e segura, e cada banco merece a mesma oportunidade de oferecer esse serviço à sua comunidade. O FedNow permitirá que bancos de todos os portes em todas as comunidades do país forneçam pagamentos em tempo real a seus clientes “.
Reação da comunidade
Alguns membros da comunidade das criptomoedas não se incomodam com os planos do Fed para lançar seu próprio sistema de pagamento em tempo real. Anthony Pompliano – co-fundador da Morgan Creek Digital Assets, empresa de gestão de ativos de criptomoedas – twitou: “o Bitcoin já está disponível”.
Outros foram mais diplomáticos com a sua resposta. Gabor Gurbacs, diretor de estratégia de ativos digitais da MV Index Solutions, subsidiária da empresa de administração de investimentos VanEck, twitou:
“Ótimo que o @federalreserve esteja adotando uma postura inteligente e voltada para o futuro em relação à inovação em #AtivosDigitais e #Pagamentos. Eu recomendo considerar os benefícios do #Bitcoin, uma camada base funcional, e com confiança minimizada pela existência de um dinheiro saudável. ”
Outras empresas relacionadas à criptomoedas estão posicionadas para contribuir com o projeto. Em junho, a Ripple Labs foi eleita para o Comitê Diretor da Força Tarefa de Pagamentos Rápidos do Federal Reserve. A iniciativa pretende construir uma rede de pagamentos rápida, segura e onipresente nos EUA.
O FED cortou as taxas de juros na semana passada, um movimento que, segundo alguns especialistas, pode ser parcialmente responsável pela recente recuperação dos preços do Bitcoin (BTC). O co-fundador da Fundstrat Global Advisors, Tom Lee, disse:
“O Bitcoin está se tornando cada vez mais um fundo-macro para os investidores contra coisas que poderiam dar errado. Cortes de taxa estão adicionando liquidez. A liquidez está empurrando dinheiro para todos esses ativos de risco e também para fundos de investimento hedges, o que está ajudando o Bitcoin. ”