Departamento de Defesa dos EUA vai experimentar aplicações de segurança baseada em blockchain
O Departamento de Defesa dos EUA colocou o blockchain em seu roteiro de quatro anos para melhorias na segurança cibernética
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) está buscando soluções de blockchain para segurança cibernética como parte de sua estratégia de modernização digital.
O DoD divulgou planos para a tecnologia blockchain no seu roteiro de quatro anos em 12 de julho, intitulado “Estratégia de Modernização Digital do DoD: Plano Estratégico de Gerenciamento de Recursos de Informações do DoD FY19-23”.
De acordo com o relatório, a divisão de pesquisa do DoD, a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA), está atualmente envolvida em pelo menos dois projetos que exploram o uso de blockchain focados na segurança cibernética.
Primeiro, a DARPA está experimentando o blockchain para construir uma nova – ou melhorada – plataforma de comunicação e transação. As intenções declaradas para esta plataforma incluem comunicações entre unidades e quartel-general, bem como entre oficiais de inteligência e o Pentágono.
Em segundo lugar, a DARPA está tentando criar um “código inalcançável” com a tecnologia blockchain, citando a capacidade do blockchain de reunir informações sobre os maus atores que tentam invadir os bancos de dados.
Workshop de blockchain da DARPA
Conforme relatado pela Cointelegraph, a DARPA anunciou planos para realizar um workshop de blockchain de dois dias em fevereiro. A DARPA estava particularmente interessada em examinar protocolos de consenso sem permissão. A organização também observou que havia casos de uso potencialmente valiosos para o blockchain no armazenamento de dados, dizendo:
“As tecnologias para protocolos de consenso distribuídos foram revolucionadas por seu papel proeminente nas tecnologias de criptomoeda e blockchain. Essas tecnologias têm implicações dramáticas para a segurança e resiliência das tarefas críticas de armazenamento e computação de dados, inclusive para o Departamento de Defesa. ”
Em dezembro de 2018, funcionários do Departamento de Defesa examinaram como a tecnologia blockchain poderia ajudar as respostas de emergências em situações de desastre em uma apresentação organizada pela Melhoria Contínua de Processos do Suporte de Tropas da Agência de Logística de Defesa.