Uruguai inaugura seu primeiro caixa eletrônico de Bitcoin
O primeiro caixa eletrônico de criptomoedas do Uruguai foi instalado na cidade costeira de Punta del Este, um dos principais pontos turísticos do país latino-americano.
O Uruguai instalou seu primeiro caixa eletrônico de Bitcoin (BTC), tornando-se o 11º país sul-americano a incentivar publicamente a adoção de criptomoedas. Antes do Uruguai, a América do Sul hospedava 79 caixas eletrônicos, que representavam 0,2% das instalações globais de caixas eletrônicos de BTC.
Segundo o Ámbito, o primeiro caixa eletrônico de criptomoedas do Uruguai foi instalado na cidade litorânea de Punta del Este, grande atração turística da região. O primeiro ATM Bitcoin do Uruguai foi desenvolvido e instalado em parceria com duas empresas de criptomoedas locais — URUBit e inBierto.
O caixa eletrônico de criptomoedas do Uruguai suporta saques e depósitos de cinco criptomoedas – BTC, Binance Coin (BNB), Binance USD (BUSD), Ferret Token (FRT) e Urubit (URUB). FRT e URUB são criptomoedas locais gerenciadas e distribuídas pelo URUBit e a inBierto, respectivamente.
Adolfo Varela, CEO da inBierto, confirmou que a iniciativa foi 100% financiada pelo governo do Uruguai. A inBierto é uma plataforma de investimento em criptomoedas, que também é membro da Câmara Uruguaia de Fintech, uma aceleradora de startups focada no setor de fintechs. O URUbit é um token descentralizado criado no Uruguai e implantado na Binance Smart Chain (BSC).
Dados do Coin ATM Radar mostram que a Colômbia lidera o mercado sul-americano, com 31 instalações de ATMs de criptomoedas até o momento, seguida por Brasil e Argentina, com 22 e 11 instalações, respectivamente.
Outros países da América do Sul, como Equador, Venezuela, Aruba e Saint Kits e Nevis, também instalaram um caixa eletrônico de criptomoedas em suas jurisdições.
A inBierto ainda não respondeu ao pedido de comentários do Cointelegraph.
No ano passado, um senador uruguaio apresentou um projeto de lei que visa regulamentar o mercado de criptoativos local e permitir que as empresas aceitem pagamentos com criptomoedas.
Como o Cointelegraph relatou, o senador Juan Sartori não estava interessado em adotar a criptomoeda como moeda legal. Em vez disso, ele sugeriu:
“Hoje apresentamos um projeto de lei que busca estabelecer um uso legítimo, legal e seguro em negócios relacionados à produção e comercialização de moedas virtuais no Uruguai.”
LEIA MAIS
- Conheça o Ñeripeso, a criptomoeda uruguaia cujo valor é determinado pela comunidade de usuários
- CEO do navegador blockchain Brave insta Senado dos EUA a considerar os padrões de privacidade europeus
- Depois de aplicar suposto golpe que movimentou R$ 28 bilhões, Diretor da Unick Forex, promete lançar ‘novos projetos’