Urgente: Carteira da IOTA foi hackeada e usuários perdem suas moedas
A carteira da criptomoeda IOTA foi hackeada na última quarta (12), com usuários perdendo todas as suas moedas. Chamada Trinity, a carteira da IOTA havia sido lançada em julho de 2019.
Pensada para ser uma moeda que funciona junto com a IoT, a IOTA já foi um sucesso de valorização no criptomercado. Em dezembro de 2017, por exemplo, a moeda chegou a ser cotada em U$ 5 por unidade.
Em queda desde então, o preço da IOTA segue operando em cerca de U$ 0,3 por unidade. Com a novidade do hack da moeda o cenário poderá ficar mais complicado nos próximos meses.
Carteira IOTA hackeada, por hora, dez vítimas foram identificadas
A carteira de uma criptomoeda é o local mais seguro para se manter uma criptomoeda. O que chama atenção de fato é que a carteira Trinity é oficial do projeto, e não de terceiros.
Isso significa que um ataque hacker coordenado colocou a prova a segurança da IOTA, levando fundos de seus usuários. Neste ponto, usuários que possuem suas moedas em corretoras não foram afetados.
Quando a Fundação IOTA lançou a carteira Trinity, afirmou que este lançamento se baseava em dois principios. Um deles seria a experiência do usuário, sendo o segundo a segurança. O segundo principio da Trinity foi o calcanhar de aquiles para seus usuários.
No painel de status da IOTA, a equipe informou que está com foco total na resolução deste problema. Além disso, pede que os usuários não abram suas carteiras Trinity até que seja verificado onde há estes problemas.
Em outro ponto, a Fundação IOTA afirmou que colocou durante a madrugada de quarta para quinta toda sua equipe por conta da investigação. Ainda não se sabe quanto foi levado das carteiras, nem quando teria começado os problemas.
Padrão tem sido encontrado entre vítimas afetadas
A Fundação que administra a rede IOTA já identificou cerca de 10 vítimas do problema. De acordo com o comunicado, que tem sido atualizado pela equipe, há um padrão dentre as vítimas.
A última atualização foi no dia 13, quando às 12:45 foi a público a atualização sobre o padrão encontrado junto as dez vítimas. Nele, várias vítimas utilizaram a Trinity recentemente, por isso a equipe pede que os usuários da carteira não abram neste momento as suas.
– A maioria das evidências está apontando para o roubo de sementes, causa ainda desconhecida e sob investigação
– As vítimas (cerca de 10 que se identificaram com a Fundação IOTA até agora) parecem ter usado recentemente o Trinity
– Após uma análise profunda das transações, parece como cerca de metade das vítimas com fundos confirmados transferidos já estão em contato com a Fundação IOTA
– Continuaremos a investigar para encontrar a causa raiz e seguiremos com mais ações e atualizações
A página criada pela Fundação IOTA será atualizada até que o problema seja resolvido por completo. Além disso, um relatório completo e transparente foi prometido pela equipe de segurança em breve. Este caso será acompanhado de perto pelo Livecoins, para acompanhar fique atento nesta página.
Finalmente, o preço da IOTA tem se desvalorizado no mercado de criptomoedas nas últimas 24 horas. A Fundação afirmou, em seu Twitter, que já está em contato com especialistas em segurança cibernética e em aplicação da lei para contornar a falha.
Saiba mais em Urgente: Carteira da IOTA foi hackeada e usuários perdem suas moedas