Alta de 5.167%, confira os 5 tokens de IA que mais subiram este ano

A inteligência artificial (IA) está transformando o mundo e, agora, os tokens de IA emergem e buscam desenvolver plataformas que unam a tecnologia de IA, com blockchain e criptomoedas.

A inteligência artificial (IA) está transformando o mundo e, agora, os tokens de IA emergem e buscam desenvolver plataformas que unam a tecnologia de IA, com blockchain e criptomoedasIA se tornou uma área de pesquisa em rápida evolução, encontrando aplicações em diversos setores, incluindo saúde, finanças, educação, manufatura e logística.

Desde o lançamento do ChatGPT pela Open AI no final de 2022, a explosão de novas plataformas de IA em 2023 tem sido notável. Os tokens de IA são ativos digitais que apoiam projetos, aplicativos e serviços fundamentados por Inteligência Artificial. Eles financiam o desenvolvimento de novos projetos, facilitam a compra e venda de dados e serviços de IA e governam plataformas e comunidades.

Assim como as próprias plataformas de IA começaram a evoluir e ganhar notoriedade, os tokens relacionados a esses projetos também passaram a chamar atenção do mercado. Com altas que chegam a mais de 5.000%, o CEO da digitra.com, Rodrigo Batista, aponta ao Cointelegraph quais foram os 5 tokens que mais valorizaram desde o início de 2023.

IMGAI (Image Generation AI): o primeiro da lista é uma plataforma de criação de imagens a partir de comando de texto. A Image Generation AI possibilita que os usuários usem o Discord ou o Telegram para criar imagens usando prompts.

O token IMGAI foi lançado pelo projeto para ser um ativo de utilidade, que libera funcionalidades como mais resolução nas imagens, remixagem e modelos exclusivos na geração de imagens. Segundo a Coinmarketcap, o token valorizou 5.167% em 2023. 

AKT (Akash Network): a Akash Network oferece um serviço de computação em nuvem descentralizado, chegando a ser chamada de AWS da Web3. Através da rede, as pessoas podem usar um serviço em nuvem para armazenar seus dados ou disponibilizar sua força computacional para uso da rede. Recentemente, o projeto lançou a chamada “Supercloud”, uma atualização no mercado de unidades de processamento gráfico (GPUs).

Com essa novidade, a plataforma oferece uma rede capaz de lidar com cargas de trabalho exigentes, como o treinamento de modelos de inteligência artificial. Neste ano, o token AKT valorizou 337%, segundo a Coinmarketcap.

5 tokens de IA que mais subiram este ano

AGIX (SingularityNET): o SingularityNET (AGIX) é um projeto de inteligência artificial descentralizada que visa criar um ecossistema global para serviços de IA e desenvolvimento do token AGIX.

Ele une DeFi, robótica, biotecnologia e longevidade, jogos e mídia, arte e entretenimento e AI para nível empresarial. Esse é o terceiro token da lista, pois valorizou 306% ao longo do ano, de acordo com a Coinmarketcap.

RNDR (Render): a Render Network oferece a tecnologia de GPU descentralizada, que funciona como um processador de dados em nuvem, renderizado através da blockchain. Assim como na Akash, a infraestrutura de GPU descentralizada e escalável pode potencializar a criação de conteúdo digital e o uso da inteligência artificial. O token RNDR é o quarto dessa lista, e já subiu seu valor em 296% em 2023.

NTX (Nunet): a plataforma Nunet é uma solução descentralizada de inteligência artificial que oferece acessibilidade e usabilidade simplificada, disponível tanto para empresas como para indivíduos.

A NTX coin é a moeda nativa utilizada dentro da plataforma, permitindo a aquisição de serviços e produtos disponibilizados na mesma, além de remunerar os desenvolvedores envolvidos. Ao longo deste ano, o token já valorizou 294%, sendo o quinto e último aqui da lista. 

LEIA MAIS:

Aviso: Esta não é uma recomendação de investimento e as opiniões e informações contidas neste texto não necessariamente refletem as posições do Cointelegraph Brasil. Cada investimento deve ser acompanhado de uma pesquisa e o investidor deve se informar antes de tomar uma decisão

Você pode gostar...