‘Nações Unidas devem adotar Blockchain’, diz Secretário-Geral da ONU

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse que a organização deve adotar a tecnologia blockchain.

O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) António Guterres disse que a organização deve adotar a tecnologia blockchain. Segundo uma matéria da Forbes em 28 de dezembro, Guterres acredita que o blockchain deve estar entre as tecnologias usadas pela ONU.

“Para que as Nações Unidas cumpram melhor nosso mandato na era digital, precisamos adotar tecnologias como blockchain que possam ajudar a acelerar a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirmou ele.

Esta não é a primeira vez que Guterres falou sobre o potencial da tecnologia blockchain. Como o Cointelegraph relatou em julho do ano passado, na época ele criou um “Painel de Alto Nível sobre Cooperação Digital”, que explicitamente colocou a tecnologia blockchain na agenda.

Em setembro de 2018, ele também falou sobre como a confiança nas instituições nacionais, entre os estados e em uma ordem global baseada em regras diminuiu e como as tecnologias, particularmente a blockchain, podem ajudar a mitigar o problema. Ainda assim, ele falou menos positivamente sobre criptomoedas:

“As redes criminosas organizadas espreitam na dark web, lucrando com criptografia e pagamentos de criptomoedas quase anônimos para traficar pessoas e bens ilegais”.

Da mesma forma, no final de agosto, o chefe do Programa Global de Cibercriminalidade do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Neil Wals, alertou que a criptografia dificulta significativamente o combate à lavagem de dinheiro.

ONU e blockchain

Desde que Guterres criou o programa de cooperação digital, o uso de blockchain por parte das Nações Unidas registrou um crescimento significativo. Como o Cointelegraph noticiou recentemente, a ONU lançou uma ferramenta blockchain com o objetivo de impedir a exploração de trabalhadores migrantes em Hong Kong com uma empresa de serviços financeiros blockchain no início deste mês.

De acordo com relatos de julho, a ONU também está trabalhando em soluções blockchain para o desenvolvimento urbano sustentável no Afeganistão.

Por fim, em abril, o presidente da agência especializada de aviação das Nações Unidas disse que a tecnologia blockchain poderia oferecer enormes benefícios em todos os sistemas de aviação globalmente.

Você pode gostar...