Reino Unido divulga assessoria fiscal para investidores em criptomoeda
Os detentores de criptomoedas no Reino Unido podem agora consultar as orientações oficiais sobre o imposto que deveriam pagar pelos seus ativos.
O serviço de coleta de impostos do Reino Unido publicou sua primeira legislação fiscal detalhada para detentores privados de criptomoedas em 19 de dezembro, após um longo período de consulta.
Seu novo documento de política, “Criptomeodas para pessoas físicas”, estabelece prováveis obrigações fiscais para investidores privados que compram, vendem, são pagos e até perdem a criptomoeda.
Limitando meses de incerteza entre os contribuintes do Reino Unido sobre o que eles precisam e não precisam relatar às autoridades sobre suas participações, as últimas informações são oficialmente endossadas pela agência de arrecadação de impostos HM Revenue & Customs (HMRC).
Especificamente, os indivíduos serão responsáveis pelo pagamento do Imposto sobre Ganhos de Capital (CGT) ou do Imposto de Renda (IT), dependendo do tipo de transação de criptomoeda em que estejam envolvidos.
No caso de receber pagamento de um empregador em criptomoeda, os funcionários também teriam que pagar contribuições de seguridade social conhecidas como National Insurance (NI).
“O tratamento fiscal dos ativos em cripto continua a se desenvolver devido à natureza evolutiva da tecnologia subjacente e às áreas nas quais os criptomoedas são usadas”, escreve HMRC, apresentando o documento.
“Assim, o HMRC analisará os fatos de cada caso e aplicará as disposições fiscais relevantes de acordo com o que realmente ocorreu (e não por referência à terminologia). Nossas visões podem evoluir ainda mais conforme o setor se desenvolve”.
O documento não fornece informações sobre as obrigações das empresas, que as autoridades dizem que aparecerão mais tarde.
Entre as características notáveis da posição do HMRC estão a responsabilidade tributária no caso de perda ou roubo de criptomoeda, por exemplo, por meio de hackeamento de uma carteira.
Nesses casos, a vítima “ainda possui os ativos e tem o direito de recuperá-los”, afirma, o que significa que as obrigações da CGT permanecem até que se torne aparente que estão sempre inacessíveis.
“Aqueles que não recebem ativos em cripto que pagam podem não ser capazes de reivindicar uma perda de capital”, acrescenta o jornal.
“Aqueles que pagam e recebem ativos em cripto, podem fazer um valor insignificante para a HMRC se eles se tornarem inúteis”.
O Reino Unido foi criticado nos meses anteriores por vários planos de regulamentação de criptomoedas que podem levar à proibição de certos tipos de instrumentos associados, como o Bitcoin futures.
Uma pesquisa recente revelou altas taxas de propriedade e interesse em criptomoedas, juntamente com uma forte crença em suas perspectivas futuras de crescimento.