Uniswap lança código da versão 4, permitindo novos tipos de pools de liquidez

A nova versão apresenta “ganchos” que permitirão opções mais personalizadas, mas não será implementada até que mais feedback seja obtido da comunidade.

A Uniswap Labs lançou um rascunho do código para a Uniswap V4, de acordo com uma postagem de blog de 13 de junho do fundador da Uniswap, Hayden Adams. O novo código apresenta “hooks” ou plugins que permitem aos desenvolvedores criar pools de liquidez personalizados.

A Uniswap é a maior exchange de criptomoedas descentralizada do mundo em volume. Sua versão mais recente é a V3 e foi implementada em 4 de maio de 2021.

Interface de usuário oficial do Uniswap. Fonte: Uniswap

A liberação do código-fonte é o primeiro passo para lançar uma nova versão da Uniswap. A equipe agora planeja conversar com membros da comunidade Uniswap e iterar este código-base ao longo do tempo. A V4 será implementada assim que houver consenso suficiente em torno de uma versão final, mas as versões anteriores ainda permanecerão disponíveis também.

De acordo com a postagem de Adams, o propósito da Uniswap V4 é “criar uma maneira para os implementadores de pools introduzirem um código que realiza uma ação designada em pontos-chave ao longo do ciclo de vida do pool – como antes ou depois de uma troca, ou antes ou depois de uma posição de LP ser alterada.”

Por exemplo, os implementadores poderão criar formadores de mercado com média ponderada no tempo (TWAMMs) que permitem aos usuários vender grandes quantidades de criptomoeda em pequenos lotes ao longo do tempo. Isso pode ajudar os traders a evitar serem ultrapassados por bots EVM ou sofrer movimentos de preços adversos. As ordens limitadas on-chain também serão possíveis, já que os pools poderão incorporar lógica que os permite cumprir um pedido apenas quando um token atinge um preço específico.

Alguns outros exemplos de “hooks” incluem códigos que podem redepósitar taxas de volta em uma pool de LPs ou emprestar estoque quando uma pool específica não está sendo usada.

Em uma conversa com o Cointelegraph, a engenheira da Uniswap Labs, Sara Reynolds, disse que a nova versão permitirá que as exchanges de formadores de mercado automatizadas (AMM) como a Uniswap se desenvolvam mais rapidamente do que nunca, graças à personalização inerente que ela permite:

“Na V4, o que realmente começamos a ver é uma espécie de ‘primitivo’ para lógica personalizada […] e isso é realmente emocionante porque acho que começará a evoluir a inovação AMM bastante rápido.”

A diretora de comunicações da Uniswap Labs, Bridget Frey, ecoou esse sentimento, afirmando “Agora, outras pessoas têm que construir novas AMMs para fazer muito desse trabalho. Agora, o que você será capaz de fazer é construir seu projeto com um contrato de hook em cima da segurança e liquidez da Uniswap de maneiras que esperamos que acelere e facilite a inovação para todos os tipos de projetos.”

As exchanges descentralizadas têm visto um influxo de novos usuários recentemente. As três principais DEXs tiveram um aumento de 444% no volume depois que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos processou seus concorrentes centralizados, Binance e Coinbase, por supostamente violarem as regulamentações de valores mobiliários. Esse aumento ocorreu mesmo com a SEC tentando mudar a definição de “exchange” para incluir as descentralizadas. A empresa de capital de risco em criptomoedas Paradigm argumentou que as bolsas descentralizadas não se encaixam na definição de uma “exchange” encontrada nas leis de valores mobiliários.

Este artigo foi editado em 13 de junho para esclarecer o processo de implementação.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...