Uniswap v3 parece pronto para escalar a segunda camada tanto no Arbitrum quanto no Optimism
A Uniswap agora está planejando implementações de segunda camada no Arbitrum e no Optimism.
A comunidade Uniswap votou a favor do lançamento da iteração v3 da exchange descentralizada na solução de escalonamento de segunda camada, Arbitrum.
O criador da Uniswap, Hayden Adams, anunciou a votação em 27 de maio, revelando que a votação da governança da proposta recebeu 41,35 milhões de votos a favor e zero votos contrários entre os detentores de tokens da UNI.
Ele observou que o trabalho já está em andamento para planejar a implantação, assim como, projetar sua interface.
2/ Supondo que o snapshot seja aprovado, pretendemos apoiar a comunidade implantando os contratos inteligentes v3 na Arbitrum!
Já começamos a trabalhar no suporte à interface e no planejamento da implantação.
– Hayden Adams (@haydenzadams) 26 de maio de 2021
O Arbitrum arrecadou US$ 3,7 milhões em 2019 para explorar a escalabilidade de contrato inteligente e lançou o primeiro sistema Rollup para Ethereum no início de 2020. O Arbitrum afirmou ter conseguido uma redução nos custos de gas em 55 vezes para sua porta testnet na Uniswap v2 em novembro de 2020, suportando 390 negociações por segundo em comparação com apenas sete na rede principal Ethereum.
Adams disse que a equipe Uniswap permanece “incrivelmente animada” com o lançamento da solução rival de escalonamento de segunda camada, Optimism. Adams observou que a Uniswap ainda tem como objetivo uma implantação do Otimismo em “um futuro próximo”.
O Optimism, que arrecadou US$ 25 milhões em uma rodada de financiamento em fevereiro liderada pela A16z, que anunciou em março que seu lançamento seria adiado, oferecendo julho como uma “estimativa aproximada” para o lançamento do mainnet.
O atraso do Optimism forneceu oportunidades para outras soluções de escala de segunda camada para garantir a participação no mercado, com a Polygon assumindo a liderança depois que Aave rapidamente atraiu um TVL de 10 dígitos na rede.
O Arbitrum também emergiu como um grande candidato à segunda camada, com o projeto atualmente visando 28 de maio para seu lançamento mainnet. Os desenvolvedores terão inicialmente acesso exclusivo ao Arbitrum após o lançamento, dando tempo para que o grupo inicial de projetos da rede estabeleça a infraestrutura e conduza os testes.
No início de maio, a OKEx se tornou a primeira grande exchange centralizada a permitir a funcionalidade de depósito e retirada com o protocolo. A Arbitrum também garantiu parcerias notáveis com The Graph, Bancor e Biconomy.
Em março, o cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, elogiou a Arbitrum por seu progresso nos rollups compatíveis com a Máquina Virtual Ethereum.
Desde o lançamento no início deste mês, o Uniswap v3 cumpriu sua promessa de entregar eficiência de capital superior às suas encarnações anteriores, com o v3 ultrapassando o v2 em volume diário, apesar de representar atualmente 26% do valor total do v2 alocado.
LEIA MAIS