Código da Uniswap v3 ficará livre para fork quando o BSL expirar

A expiração da licença marca um evento significativo no ecossistema DeFi, permitindo que os desenvolvedores implantem sua própria exchange descentralizada.

Os desenvolvedores agora têm permissão para fazer fork do protocolo Uniswap v3, já que sua licença Business Source (BSL) expirou em 1º de abril, mostra a documentação do protocolo. A expiração foi um evento muito esperado no ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi), permitindo que os desenvolvedores implantassem sua própria exchange descentralizada (DEX).

A licença BSL dura por um período limitado antes de se tornar completamente de código aberto. O objetivo é proteger o direito do autor de lucrar com suas criações. A licença da Uniswap v3 foi lançada em 2021 por dois anos, impedindo o uso comercial de seu código. Uma nova licença chamada “Licença Pública Geral” agora se aplica ao protocolo.

Para fazer fork do código, os desenvolvedores serão obrigados a usar uma “concessão de uso adicional” – uma isenção de produção destinada a acomodar as necessidades de desenvolvedores comerciais e de código aberto.

Captura de tela: Repositório de contratos inteligentes do núcleo Uniswap V3 no GitHub. Fonte: GitHub

A Uniswap é uma exchange descentralizada amplamente utilizada – considerada a maior criadora de mercado automatizada no espaço DeFi – fornecendo uma plataforma onde criadores de tokens, traders e provedores de liquidez trocam tokens. Seu token nativo Uniswap (UNI) é uma maneira popular de os investidores ganharem exposição ao mercado DeFi.

Em maio de 2021, logo após ser lançada, a Uniswap v3 ultrapassou o Bitcoin em termos de geração de taxas diárias, informou o Cointelegraph. Dados da Cryptofees mostraram que a Uniswap v3 estava gerando US$ 4,5 milhões em taxas diárias na época, enquanto o Bitcoin gerava US$ 3,7 milhões.

Valor total bloqueado da Uniswap v3. Fonte DefiLlama.

No início deste mês, a Unisawp entrou oficialmente no ar na BNB Chain — a blockchain de contrato inteligente da Binance — depois que mais de 55 milhões de tokenholders UNI votaram a favor de uma proposta de governança da 0x Plasma Labs para implantar o protocolo na BNB Chain. Com a mudança, os usuários da Uniswap podem acessar o ecossistema da BNB Chain para negociar e trocar tokens. A integração também permitiu que a Uniswap explorasse um pool de liquidez com a comunidade de desenvolvedores DeFi da BNB Chain.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...